Golpe da compra confirmada: presa quadrilha que usava Uber Flash para enganar vendedores em SC 3w5q3u

Golpistas utilizavam comprovante de pagamento falso para enganar vendedores em plataformas de venda online d722v

Uma ação da Polícia Civil de Santa Catarina e do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) prendeu quatro membros de um grupo que aplicava “golpe da compra confirmada” em Santa Catarina. A operação foi realizada na manhã desta quinta-feira (30), em Gravataí e Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul, estado de origem dos golpistas.

Golpe da compra confirmada: operação prende quatro membros de quadrilha que atuava em SC Golpe da compra confirmada: operação prende quatro membros de quadrilha que atuava em SC – Foto: Divulgação/MPRS/ND

A investigação é chamada de “Operação Shadow Ride” e iniciou no final de 2024, após diversos boletins de ocorrência relatando os golpes no estado. A operação conta com apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Somente em Florianópolis foram identificadas oito vítimas dos golpistas, resultando em um prejuízo aproximado de R$ 30 mil. Há indícios de que outras dezenas de pessoas foram lesadas em Santa Catarina. Os suspeitos criaram mais de 3,5 mil contas em plataformas de venda nos últimos três anos.

Golpe da compra confirmada: como atuava a quadrilha em SC 3b1n4g

Dentro do esquema, o golpista se apresentava como um comprador interessado em adquirir um produto anunciado em plataformas de venda, como a OLX. Ele solicitava o e-mail ou telefone do vendedor, alegando ser necessário para concluir o pagamento.

Golpistas usavam Uber Flash para transporte das mercadorias após envio de falso comprovante de pagamentoGolpistas usavam Uber Flash para transporte das mercadorias após envio de falso comprovante de pagamento – Foto: Divulgação/MPRS/ND

O criminoso enviava, então, um comprovante de pagamento falso, cuidadosamente elaborado para imitar a empresa responsável pelo meio de pagamento. Em seguida, ele pressionava o vendedor para enviar o produto com urgência, para criar uma sensação de necessidade imediata.

Segundo aponta a investigação, os envios eram feitos pelo Uber Flash. O golpista utilizava o aplicativo para solicitar o serviço, definindo o ponto de retirada (local da vítima/vendedor) e o endereço de entrega.

O motorista parceiro realizava a coleta e o transporte do objeto. A vítima entregava o item ao motorista, acreditando que o pagamento já foi efetuado. O valor, porém, nunca chegava na conta do vendedor, que só percebia a fraude ao conferir o extrato bancário e a inexistência do pagamento.

Sobre a operação 366s5h

A operação recebeu o nome “Shadow Ride” por conta da forma que os golpistas atuavam, “nas sombras”, com identidades falsas e serviço de transporte como golpe.

operação que desarticulou grupo que realizava "golpe da compra confirmada" contou com apoio do MPRS e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul Operação que desarticulou grupo que realizava “golpe da compra confirmada” contou com apoio do MPRS e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação/MPRS/ND

A investigação, conduzida pela Delegacia de Combate ao Estelionato da Capital com apoio técnico do CyberGAECO, contou com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, da Uber e da OLX.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

Após quatro furtos e morte de idosa atropelada em SC, dupla tenta resistir a prisão 1b4q5u

A morte da idosa Sueli Lucia Pertussati, de 77 anos, ocorreu durante uma fuga em que os suspeitos ha ...

Segurança

Mulheres são condenadas a 55 anos de prisão por homicídio em SC; corpo foi enterrado duas vezes v6ea

Duas mulheres sequestraram e mataram rival após enganá-la por mensagem; crime ocorreu em janeiro de ...

Segurança

VÍDEO: ‘Assalto fake’ com explosões e reféns agita Gaspar durante a madrugada 2i4272

Cenário de filme de ação testou habilidades das forças de segurança durante treinamento realista ...

Segurança

VÍDEO: Em ataque de fúria, mulher quebra equipamentos em ‘postinho’ de Jaraguá do Sul 46q73

No vídeo, é possível ver a mulher chutando e quebrando os equipamentos enquanto a equipe permanece a ...

Segurança

Morte de idosa atropelada aconteceu após série de crimes em SC; entenda 6g3h4l

Os suspeitos foram presos em flagrante em Maravilha; A idosa de 77 anos morreu em Pinhalzinho, vítim ...