Um carro bateu em um trem da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e o motorista foi encaminhado ao hospital na noite desta quinta-feira (15) em Içara. O acidente ocorreu na na agem em Nível (PN) da ferrovia na Rua Vitória no Centro do município do Sul de Santa Catarina.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Içara, o trem de socorro foi acionado após a colisão. O condutor do veículo, um homem de 27 anos, estava dentro do veículo consciente, com dores no abdômen e com escoriações. Ele foi retirado do interior do carro e foi conduzido ao Hospital São Donato em Içara.

FTC emite nota 4k1m3f
Nesta sexta-feira (16) a Ferrovia emitiu uma nota ressaltando que as pessoas respeitem as placas de sinalização. De acordo com a nota, o maquinista cumpriu todos os critérios de segurança na hora do acidente.
“O maquinista apitou e aplicou os freios, cumprindo todas as medidas de segurança exigidas, mas não conseguiu impedir a ocorrência, acionando imediatamente as equipes de socorro para atender a ocorrência”, destaca a nota.
Além disso, na nota, a FTC ressaltou toda a sinalização que possui a agem de nível onde ocorreu o acidente.
“A agem em Nível é equipada com a devida sinalização ferroviária ativa (sinais sonoros e luminosos), com sensor de aproximação, permitindo aos condutores boa visibilidade das composições”, diz a nota.
Confira a nota na íntegra: 604g6i
Nota Oficial: Imprudência na linha férrea
Uma ocorrência na noite de quinta-feira (15), serve de alerta à população que mora ou transita nas proximidades da linha férrea. O abalroamento de um carro em uma locomotiva, da Ferrovia Tereza Cristina, da Rua Vitória, em Içara, o condutor rodoviário não observou as placas indicativas na PN, que possui boa visibilidade e é sinalizada de acordo com as normas legais vigentes.
O maquinista apitou e aplicou os freios, cumprindo todas as medidas de segurança exigidas, mas não conseguiu impedir a ocorrência, acionando imediatamente as equipes de socorro para atender a ocorrência. O motorista do carro teve escoriações no rosto e foi encaminhado ao hospital São Donato, em Içara. A Polícia Militar esteve no local para registro.
A agem em Nível é equipada com a devida sinalização ferroviária ativa (sinais sonoros e luminosos), com sensor de aproximação, permitindo aos condutores boa visibilidade das composições, o que torna a ocorrência ferroviária um ato imprudente do condutor rodoviário, por violar as leis do Código de Trânsito Brasileiro, art. 212, que diz ser infração gravíssima não parar o veículo antes de transpor a linha férrea.