A inauguração do Multihospital de Florianópolis na manhã deste sábado (1º) foi marcada pelo protesto de manifestantes contra a retirada da UPA Sul (Unidade de Pronto Atendimento) do Rio Tavares e a tropa de choque da Polícia Militar foi acionada.

Segundo o colunista Diogo de Souza, da coluna Bom Dia, que estava no local, a Guarda Municipal e a tropa de choque ficaram na retaguarda.
As vereadoras do PSOL Tânia Ramos e Cintia Mandata Bem Viver alegaram que foram agredidas e recebidas com spray de pimenta pela Guarda Municipal.
Elas tinham um abaixo-assinado com 20 mil s pela não retirada da UPA Sul. Os manifestantes questionam a “terceirização da gestão da saúde”.
A reportagem do ND Mais entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Santa Catarina sobre a suposta agressão às vereadoras, mas não recebeu retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto.

O Multihospital de Florianópolis foi construído onde ficava o antigo aeroporto, no bairro Carianos. O primeiro complexo de saúde municipal tem o objetivo de centralizar e ampliar o atendimento médico na Capital catarinense.

A UPA Sul, antes localizada ao lado do Terminal de Integração do Rio Tavares, foi transferida para o novo complexo integrado de saúde, o que gerou revolta na população local. A prefeitura justificou a transferência pelo custo das reformas necessárias ao antigo prédio.
O empreendimento inclui o Hospital Dia de Florianópolis, que vai oferecer assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial.

O complexo hospitalar também conta com a primeira ótica pública do município, uma Policlínica, Centro de Atendimento Psicossocial, Centro de Atendimento à Mulher e Centro de Material Esterilizado.
A estimativa do governo é de que sejam feitos mil atendimentos por dia e 500 cirurgias eletivas por mês.
Serão procedimentos de baixa e média complexidade (ortopédicos, de hérnia, vasectomia, entre outros), consultas especializadas e exames diagnósticos (endoscopia, colonoscopia, tomografia, por exemplo).
Assista ao vídeo da manifestação: 4fn31
Manifestantes fazem protesto pela retirada da UPA Sul, em Florianópolis – Vídeo: Diogo de Souza / ND