MP abre investigação contra PMSC após agressões a homens em situação de rua em Florianópolis 3n3kd

Vídeo flagrou momento em que policiais militares agridem duas pessoas na região central da capital catarinense; corporação afirma que já abriu procedimento para apurar os fatos 3g1b63

Abordagem policial truculenta em FlorianópolisFoto mostra momento em que militar incendeia roupas de homem em situação de rua, enquanto outros policiais o cercam e assistem às agressões – Foto: Reprodução/ND

Duas promotorias do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) abriram procedimentos para apurar a abordagem policial violenta, registrada na noite de segunda-feira (12), em Florianópolis.

Imagens, que vieram à tona nesta terça-feira (13), mostram agentes da Polícia Militar dando chutes e queimando dois indivíduos em situação de rua na região central da capital catarinense.

Segundo o MPSC, os indivíduos se abrigavam da chuva sob a marquise do prédio do INSS, em frente à praça Pereira Oliveira, na rua Marechal Guilherme, quando foram alvo da abordagem policial.

As apurações serão realizadas pelas promotorias das áreas do Direito Militar e do controle externo da atividade policial.

Abordagem policial aconteceu no Centro de Florianópolis, enquanto moradores de rua se abrigavam da chuva sob a marquise de um prédio na rua Marechal Guilherme – Foto: Divulgação/Polícia Militar/NDAbordagem policial aconteceu no Centro de Florianópolis, enquanto moradores de rua se abrigavam da chuva sob a marquise de um prédio na rua Marechal Guilherme – Foto: Divulgação/Polícia Militar/ND

MPSC pede explicações sobre abordagem policial 3p591z

Segundo o órgão, a primeira ação foi movida pela 42ª Promotoria de Justiça. O promotor Rodrigo Millen Carlin requisitou ao comando-geral da Polícia Militar de Santa Catarina que instaure um inquérito policial militar para apuração e esclarecimento dos fatos envolvendo a abordagem policial.

Caso já exista procedimento em andamento, a 42ª promotoria solicita que o comando-geral informe o seu número e forneça informações sobre o estado atual do procedimento de investigação.

Em paralelo, o titular da 40ª Promotoria de Justiça, promotor Jádel da Silva Júnior, determinou a expedição de ofícios à Polícia Militar, solicitando as seguintes informações:

  • Identificação dos envolvidos;
  • Informações sobre o destino das vítimas e medidas adotadas na abordagem policial.

A promotoria ainda solicitou que a Corregedoria da PMSC instaure um procedimento investigativo acerca da abordagem policial e que a prefeitura de Florianópolis preste esclarecimentos sobre as ações da força-tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio) em relação ao caso.

Veja a gravação: 1u3a1p

PMs agridem homens em situação de rua em Florianópolis – Vídeo: Redes Sociais/Reprodução regis

Entenda o caso 4e3f6w

Um flagrante, registrado por moradores do entorno, mostra policiais militares agredindo pessoas em situação de rua no Centro de Florianópolis. A gravação mostra a abordagem policial a dois indivíduos, que são agredidos com cassetetes e chutes.

Em dado momento, uma das vítimas, que estava abrigada sob uma marquise, é queimada por um dos policiais militares. Ao menos seis agentes estão envolvidos na abordagem policial. Em nota, a PMSC confirmou a veracidade do vídeo e disse que a conduta dos policiais será apurada em um inquérito policial militar.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

Após quatro furtos e morte de idosa atropelada em SC, dupla tenta resistir a prisão 1b4q5u

A morte da idosa Sueli Lucia Pertussati, de 77 anos, ocorreu durante uma fuga em que os suspeitos ha ...

Segurança

Mulheres são condenadas a 55 anos de prisão por homicídio em SC; corpo foi enterrado duas vezes v6ea

Duas mulheres sequestraram e mataram rival após enganá-la por mensagem; crime ocorreu em janeiro de ...

Segurança

VÍDEO: ‘Assalto fake’ com explosões e reféns agita Gaspar durante a madrugada 2i4272

Cenário de filme de ação testou habilidades das forças de segurança durante treinamento realista ...

Segurança

VÍDEO: Em ataque de fúria, mulher quebra equipamentos em ‘postinho’ de Jaraguá do Sul 46q73

No vídeo, é possível ver a mulher chutando e quebrando os equipamentos enquanto a equipe permanece a ...

Segurança

Morte de idosa atropelada aconteceu após série de crimes em SC; entenda 6g3h4l

Os suspeitos foram presos em flagrante em Maravilha; A idosa de 77 anos morreu em Pinhalzinho, vítim ...