
Uma notificação com a marca do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e um QRcode para pagamento. Foi com isso que se deparou um motorista que estava com o carro estacionado na região central de Criciúma, na região Sul de Santa Catarina. De pronto, ele percebeu que se tratava de golpe e acionou a Polícia Civil, que agora alerta para as “multas fake”, nova modalidade de estelionato aplicada por criminosos.
Neste caso, o motorista não pagou a suposta infração e não teve prejuízo. Porém, para prevenir que mais pessoas corram esse risco, o delegado regional de Criciúma, André Milanese, traz um alerta.
“Os órgãos estatais, como o Detran, a Receita Federal, ou qualquer outro que cobre taxas ou algum tipo de imposto, não agem dessa forma. Principalmente a questão das multas de trânsito. Elas são regidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, que tem todo um rito, então a pessoa tem que receber a notificação primeiro pelo correio, depois abrem-se prazos para ela contestar através de defesa de autuação e recurso”, explica.
Estelionatários usam “multas fake” para aplicar golpes 3a3xh
A “multa fake” se junta a outros golpes que têm como referências cobranças feitas pelo Detran, como IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e notificações relacionadas a estacionamentos rotativos.

“Então, a pessoa deve sempre suspeitar quando recebe esse tipo de cobrança, seja por essa forma mais inusitada, que foi um aviso no do carro, no vidro do carro, mas muitas vezes recebem esses avisos por WhatsApp, por e-mail, por telefone. A pessoa deve sempre suspeitar, porque não é dessa forma que os órgãos estatais fazem cobranças de multas ou taxas”, alerta.
Motorista ‘achou estranho’ e percebeu o golpe 3l6j5v
Assim que tomou conhecimento da tentativa de estelionato sofrida pelo motorista, o delegado iniciou um trabalho de prevenção. Até porque, é grande a quantidade de ocorrências registradas nesta modalidade de crime.

“Essa pessoa achou estranho esse documento, levou até a Delegacia Regional e os nossos policiais civis realmente verificaram que se tratava de um golpe. Então, a gente optou por fazer esse alerta à população para que ninguém seja vítima desses golpistas. Infelizmente, existe muito tipo de golpe, isso ocorre bastante, e as pessoas sempre devem ficar alertas”, pondera.
A Polícia Civil abriu um procedimento istrativo para investigar os responsáveis pelas “multas fake”. O crime de estelionato está previsto no artigo 171 do Código Penal e prevê reclusão de 1 a 5 anos e multa.