Operação Tio Patinhas: como estagiária desmanchou 90% de operação contra facção de SC 6l4s6o

Universitária deve responder por associação ao tráfico, participação em organização criminosa e violação de sigilo funcional; penas somadas chegam a 30 anos 5a2y21

A estudante, investigada por vazar informações para uma facção criminosa, não agiu sozinha e foi paga para isso. A conclusão é do delegado responsável pela investigação, titular da Draco (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado), Antônio Cláudio Seixas Joca. A universitária foi presa nesta terça-feira (20), em Florianópolis.

Estagiária que vazou informações da Operação Tio Patinhas foi presa pela PCSC. Ela estava no 7º período do bacharelado em direitoEstagiária que vazou informações da Operação Tio Patinhas foi presa pela PCSC. Ela estava no 7º período do bacharelado em direito – Foto: Roberto Zacarias/ SECOM/ Divulgação/ ND

A universitária, de 23 anos, que não teve a identidade revelada, cursa o 7º período de bacharelado em direito, em uma universidade privada da Capital.

Universitária teve o à informações da Operação Tio Patinhas 541b30

A investigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024. À época, foram expedidas 72 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão, e sequestro de bens. Contudo, a ação da estudante frustrou boa parte da ofensiva.

“Eram 45 investigados na operação, mas durante o cumprimento dos mandados, apenas cinco foram localizados nos endereços“, conta o delegado Antônio Cláudio Seixas Joca. A situação começou a ser investigada pela polícia, que recebeu informações de que os alvos foram avisados e fugiram no dia da ofensiva.

A quebra de sigilo de dados foi solicitada e identificou que a estagiária, de uma Vara da Família de Santa Catarina, ou documentos da Operação Tio Patinhas inúmeras vezes. “Ela entrou no sistema de casa mesmo, no fim de semana que antecedeu a operação”, conta Joca.

Estudante de direito foi presa por vazar informações sigilosas para membros de uma facção – Vídeo: PCSC/ Divulgação/ ND

Estagiária não agiu sozinha, diz polícia 2t2q5k

As investigações apontam que a universitária teve ajuda para ingressar no banco de dados e coletar as informações sigilosas. “Pelos indícios que nós temos, ela não agiu sozinha e foi paga para isso”, detalha o delegado. A universitária teria feito compras atípicas desde que ou a ser investigada.

É possível que advogados, vinculados aos alvos da operação, tenham participação no vazamento das informações. Segundo a Polícia Civil, os alvos da Operação Tio Patinhas são vinculados a uma facção criminosa, com forte atuação no estado.

Universitária foi localizada na capital catarinense 606f5m

A estudante foi presa em uma casa do bairro Saco Grande, em Florianópolis. A PCSC apreendeu telefones e computadores, que arão por perícia. Outras diligências serão realizadas para descobrir quem auxiliou a suspeita no vazamento dos dados.

A universitária é investigada por associação ao tráfico, participação em organização criminosa e violação de sigilo funcional. Somadas, as penas podem chegar a 30 anos de reclusão.

A reportagem entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que informou, por nota, que a investigada não integra mais o quadro de estagiários da instituição.

O órgão informou, ainda que “o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional (NIS) do Tribunal de Justiça colaborou no levantamento de informações e na operação desencadeada pelos outros órgãos da Polícia Civil, que detém competência para dar seguimento ao inquérito policial respectivo”.

Operação Tio Patinhas 4m2n4n

A investigação mira em um grupo especializado em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda de armas, que tinha como clientes alguns “ricaços” do Estado. A investigação apontou que ao menos 45 pessoas estão envolvidos no esquema criminoso.,

Na segunda fase da operação, cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e 6kg de drogas foram apreendidos. Durante a primeira etapa, outras duas foram detidas pelo mesmo crime

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

Dois são presos por morte de homem que desapareceu e corpo foi encontrado em mata em SC 2t5m14

Anderson Chmiluk, de 45 anos, desapareceu em Três Barras e foi encontrado morto em Canoinhas

Segurança

‘Penico de concreto’: presa por pirataria, ficante de Neymar diz estar grávida e com infecção e2d6z

Grávida, a influenciadora Nayara Macedo denunciou superlotação, sujeira e maus-tratos; presa por ven ...

Prefeitura de Florianópolis

Temporada termina com 8.000 apreensões e fiscalização recorde nas ruas de Florianópolis a3940

Prefeitura intensifica presença no Centro e nas praias e reforça combate ao comércio ambulante irreg ...

Segurança

Policiais se abalaram em depoimento de homem que matou filha de 10 meses: ‘tamanha brutalidade’ 2s1t6n

Segundo o delegado responsável pelo caso, o depoimento precisou ser interrompido para que os agentes ...

Segurança

‘Havia encontrado o amor’: mulher morta atropelada com namorado tinha vencido AVC em SC 6g2s1q

Solange Bassani Rodrigues, de 41 anos, foi atingida por motorista embriagado em São Bento do Sul; fa ...