PF prende 3 suspeitos de mandar matar a vereadora Marielle Franco; veja quem são 253432

Assassinato da vereadora do Rio de Janeiro ocorreu há seis anos; deputado federal está entre os presos neste domingo (24) pela morte de Marielle Franco 4b3c6y

O domingo (24) traz novos desdobramentos em um dos assassinatos que mais repercutiu no Brasil, há seis anos A Polícia Federal cumpre, nesta manhã, no Rio de Janeiro, 12 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão relacionados à morte da vereadora Marielle Franco.

Deputado federal Chiquinho Brazão foi um dos presos, neste domingo, suspeito de envolvimento na morte de Marielle FrancoDeputado federal Chiquinho Brazão foi preso neste domingo (24) – Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação/ND

Um dos presos, segundo o R7, é o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil). Ainda no início da manhã, também foram presos o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Estes mandados foram expedidos pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

A investigação da PF apurou que estes três presos são os autores intelectuais dos homicídios de Marielle e seu motorista, Anderson Gomes. Os dois foram atingidos por tiros enquanto estavam dentro do carro.

Ainda conforme, a Polícia Federal, os presos são suspeitos da tentativa de assassinato da assessora de Marielle, Fernanda Chaves.

A motivação do assassinato de Marielle Franco 4x424f

De acordo com a Polícia Federal, o assassinato de Marielle foi motivado por um embate entre ela e Chiquinho Brazão, envolvendo um projeto de lei que regularizava terrenos dominados pela milícia.

A vereadora do Rio de Janeiro era contrária ao projeto de lei, de autoria de Chiquinho Brazão, e era vista como uma forte resistência na Câmara de Vereadores.

Relembre a morte de Marielle Franco 112510

Marielle Franco foi uma figura multifacetada: mulher, negra, mãe, filha, irmã e esposa, nascida e criada na favela da Maré. Seis anos após sua morte, em 14 de março de 2018 , muitas dúvidas ainda restam sobre o crime.

Marielle Franco foi morta em 14 de março de 2018Marielle Franco foi morta em 14 de março de 2018 – Foto: Arquivo/Agência Brasil/Divulgação/ND

A vereadora da cidade do Rio de Janeiro foi morta junto com seu motorista, Anderson Gomes. O carro onde eles estavam, que era conduzido por Anderson, foi alvejado por 13 tiros no centro da cidade.

Os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio Queiroz já haviam sido acusados de matar a vereadora. Os motivos permanecem desconhecidos até então.

Em fevereiro, o dono de ferro-velho Edilson Barbosa dos Santos, conhecido como Orelha, foi preso acusado de ajudar os assassinos a se desfazerem do carro usado no crime. Segundo as investigações, Orelha recebeu, fez o desmanche e descartou o veículo usado por Ronnie e Élcio.

Homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes na Câmara dos Deputados, em 2019Homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes na Câmara dos Deputados, em 2019 – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

Homem cai de costão fazendo trilha e resgate pelo mar mobiliza bombeiros em Florianópolis 2y2r1s

Um jet-ski e o helicoptero Arcanjo estiveram empenhados no resgate realizado entre no mar, entre a P ...

Segurança

Homem é indiciado por abandono e morte de filhotes de família de vira-latas em ville 6d4w6d

O crime ocorreu em janeiro e ganhou repercussão após a divulgação de imagens de um caminhão deixando ...

Segurança

Extrema violência e tortura psicológica: polícia desarticula quadrilha que roubava casas em SC 6wr55

Operação Gideão foi deflagrada pela Polícia Civil, sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensã ...

Segurança

Câmeras de reconhecimento facial e diciclos reforçam segurança no Centro de Florianópolis 2n732

Equipamentos foram distribuídos nas regiões com maior movimentação e ocorrências policiais, como o L ...

Segurança

Ônibus clandestino do Pará é interceptado em SC com 16 ageiros a bordo 6ip29

Homem com mandado de prisão em aberto e criança de nove anos desacompanhada estavam entre os age ...