Foi identificada como Ione Maria dos Santos, de 36 anos, a primeira vítima de feminicídio em 2024, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ela foi morta pelo companheiro neste domingo (14), após uma briga por ciúmes. O crime ocorreu por volta das 17h40, em um condomínio no bairro Salto do Norte.
Ione Maria dos Santos tinha 36 anos – Foto: Redes Sociais/Reprodução/Portal Alexandre José/ND
Ione era natural de Campo Bonito, no Paraná, trabalhava como zeladora no próprio condomínio e em uma facção da região. Uma amiga relatou à reportagem do ND Mais que o casal já vivia um relacionamento de sete anos e não tinha filhos. “Uma pessoa maravilhosa”, relembrou.
O autor do crime, de 36 anos, tinha agens policiais, inclusive, por um homicídio em 2011, ocorrido em Blumenau. As informações foram readas pelo delegado de Polícia Civil, Wesley Costa.
Primeiro feminicídio em 2024 5xd1a
Ione tornou-se a primeira vítima de feminicídio em 2024 na cidade de Blumenau. Segundo o relato do homem ao delegado de Polícia Civil, ele teve uma discussão com Ione e foi acertado por golpes de faca pela vítima.
Ele teria retirado o objeto das mãos da mulher e a atacou com um “tijolo de concreto”, que era utilizado para segurar a porta do apartamento, sendo essa a causa provável da morte.
A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram no local para realização de perícia no local da morte. O homem foi conduzido ao hospital para atendimento médico e foi liberado.
Em seguida, o autor ou por um exame de corpo de delito no IML (Instituto Médico Legal). Ele foi preso em flagrante pela prática do crime de feminicídio e encaminhado para o Presídio Regional de Blumenau. Caso seja condenado pelo crime de feminicídio, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.