Skatista Luiza Marchiori é acusada de violência doméstica e sexual por 5 pessoas em SC 1i714d

A skatista Luiza Marchiori se pronunciou sobre o caso e declarou que as acusações das cinco mulheres foram motivadas por transfobia; uma é menor de idade 5y642x

Luiza Marchiori, primeira skatista trans a competir no Brasil, se tornou alvo de diversas acusações este ano. A atleta de Florianópolis é investigada após ao menos cinco mulheres denunciarem violência doméstica e sexual.

Skatista Luiza Marchiori é alvo de denúncias em SCA defesa de Luiza Marchiori nega todas as acusações e qualifica a situação como um “complô” – Foto: Reprodução/Instagram

Aos 30 anos, Luiza Marchiori estreou na categoria feminina em 2024. A skatista é bicampeã brasileira e heptacampeã estadual de Santa Catarina, títulos que ganhou quando ainda competia na categoria masculina.

Segundo informações da Folha de S. Paulo divulgadas nesta sexta-feira (8), os inquéritos contra a atleta incluem violência psicológica, violência doméstica, ameaça, lesão corporal dolosa e importunação sexual contra uma vítima menor de idade.

As denúncias foram registradas na DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) de Florianópolis entre junho e julho deste ano. Os inquéritos correm em sigilo.

Entenda as acusações contra Luiza Marchiori, skatista de Florianópolis 4n5h6p

Skatista de Florianópolis é acusada de violência domésticaA skatista teria constrangido sexualmente uma menina menor de idade – Foto: Reprodução/Instagram

Quatro das cinco vítimas seriam ex-namoradas de Luiza Marchiori, que se relacionaram com ela antes da transição, entre 2011 e 2021. Ainda conforme a Folha de S. Paulo, a skatista teria forçado as companheiras a se vestirem com roupas masculinas, como cuecas e bermuda.

Ela também teria proibido o uso de maquiagens e órios, além de coagi-las a cortar o cabelo curto. A polícia enquadrou os relatos como violência psicológica contra a mulher.

Segundo reportagem, a denunciante menor de idade teria conhecido Luiza Marchiori aos 14 anos, quando a skatista tinha 22 anos. Ela ou a acompanhar a adolescente em torneios, com autorização dos pais.

Luiza, no entanto, teria constrangido sexualmente a jovem. Ela a teria coagido a dormir na mesma cama e tocar em seu órgão genital.

Luiza Marchiori, skatista de Santa CatarinaLuiza Marchiori é acusada de violência psicológica, violência doméstica, ameaça, lesão corporal dolosa e importunação sexual – Foto: Reprodução/Instagram

A advogada Bruna Brigoni, que representa cinco vítimas, disse à Folha de S. Paulo que mais de dez mulheres a procuraram quando as denúncias começaram a surgir nas redes sociais. “A grande maioria ou por agressões físicas”, afirmou a advogada.

Os inquéritos apontam que Luiza Marchiori tinha ciúmes excessivos, era controladora e hostil. Uma das vítimas contou que a skatista tinha ciúme de seu cachorro e chegou a agredi-lo.

Luiza Marchiori andando de skate em FlorianópolisA skatista foi denunciada por cinco mulheres, sendo quatro ex-namoradas – Foto: Reprodução/Instagram

“Um dia ela ficou descontrolada, veio para cima e eu vi que ela ia espancar meu cachorro. Peguei ele no colo e ela começou a dar chineladas e socos no cachorro e em mim”, relatou a ex-namorada.

Gritos, xingamentos, cárcere privado e ameaças eram constantes. As vítimas aram a compartilhar relatos no TikTok, o que chamou atenção para o caso.

“Desde o início eu queria denunciá-la, mas achava que meu depoimento sozinho não teria força”, completou uma das ex-companheiras de Luiza.

Outra denunciante, cuja filha tinha 3 anos na época do relacionamento, registrou no boletim de ocorrência que a criança foi alvo de gritos, privação de sono e tortura psicológica pela skatista.

O que diz a defesa de Luiza Marchiori? 6s102a

Luiza Marchiori ao lado da advogada Larissa Krétzër“É um caso claro de ataque transfóbico”, declarou a advogada Larissa Krétzër – Foto: Reprodução/Instagram

A skatista de Santa Catarina se pronunciou através das redes sociais nesta sexta-feira (8). Ela disse que as acusações seriam motivadas por transfobia e teriam começado no primeiro campeonato em que competiu na categoria feminina

“Estou sendo vítima de um boicote extremamente gigantesco, absurdo. Tudo começou quando eu transicionei”, disse.

“Ser mulher trans não é fácil, agora ser uma mulher trans atleta é muito mais difícil. Como não conseguiram de maneira nenhuma me tirar das competições, me tirar do feminino, começaram os ataques na internet”, completou.

A advogada Larissa Krétzër, que representa Luiza Marchiori, afirmou ao ND Mais que se trata de um “complô” e que a defesa nega todas as acusações.

Leia a nota na íntegra:

“Inicialmente, repisa-se que a defesa nega todas as acusações. Luiza prestou depoimento em dois inquéritos em andamento e está sendo alvo de um complô para intimidá-la no esporte.

Desde que Luiza realizou sua transição de gênero e decidiu competir no skate, os ataques começaram. É um caso claro de ataque transfóbico. Inclusive, a defesa teve o a manifestações públicas de transfobia de uma das suas concorrentes, antes da lavratura do boletim de ocorrência de supostos abusos sexuais pela própria.

Destacamos ainda que, as denúncias visam prejudicar a carreira da atleta, especialmente em um momento em que ela se consolida no esporte como a primeira mulher trans.

Ademais, Luiza atualmente faz tratamento psiquiátrico por conta da exposição e das falsas acusações, com síndrome do pânico e medo de sair em público.”

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

Irmão diz que suspeito preso por bomba em ministério solta explosivos ‘o dia inteiro’ 6j523x

Suspeito por bomba em ministério teria o costume de soltar artefatos semelhantes a bombinhas de São ...

Segurança

Sabotagem digital: funcionário é afastado suspeito de apagar dados em prefeitura de SC 40i34

Prefeitura de Luiz Alves notificou polícia no início do ano, quando deu conta de que dados foram del ...

Segurança

‘Joguei o celular’, como mulher impediu ‘ladrão da faca’ de roubo em ville 2f3w21

Assustada, vítima relata como jogou o celular para escapar de assaltante que a abordou a caminho do ...

Segurança

VÍDEO: Queda de avião destrói condomínio, deixa carros em chamas e mata todos a bordo nos EUA 2c112

Queda de avião de pequeno porte incendeia casas e carros em San Diego; todos os tripulantes morreram ...