VÍDEO: Preso líder de organização criminosa que vazou informações da Operação Tio Patinhas 3v6f66

Investigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024, que visava desarticular um esquema de venda de drogas em Santa Catarina 43n16

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, prendeu, nesta quarta-feira (18), um homem que estaria envolvido no vazamento de informações sigilosas da investigação Tio Patinhas, deflagrada em 24 de julho deste ano. Segundo a polícia, o suspeito seria o líder da organização criminosa.

Polícia prende líder de organização criminosa que vazou informações da operação Tio Patinhas – Vídeo: Divulgação/PCSC/ND

Como o nome do suspeito não foi divulgado, a reportagem não conseguiu localizar sua defesa até a última atualização desta matéria.

Homem que teria vazado informações da Operação Tio Patinhas sendo preso pela Polícia CivilInvestigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024, que visava desarticular um esquema de venda de drogas em Santa Catarina – Foto: Divulgação/PCSC/ND

A investigação da Polícia Civil começou após a deflagração da segunda fase da Operação Tio Patinhas, em julho de 2024, que visava desarticular um esquema de venda de drogas em Santa Catarina. À época, foram expedidas 72 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e sequestro de bens. Contudo, a ação foi frustrada por conta do vazamento de informações sigilosas para os criminosos, os quais estavam vinculados a uma facção criminosa com atuação em Florianópolis.

Chegou ao conhecimento da DRACO/DEIC inúmeros relatos de que a operação havia “vazado” e que diversos investigados haviam sido avisados previamente sobre a data da operação policial, o que prejudicou o cumprimento das ordens judiciais. Diante dessas informações foi instaurado inquérito policial para apurar a prática dos crimes de associação ao tráfico, participação em organização criminosa e violação de sigilo funcional.

Estagiária do TJ vazou informações da Operação Tio Patinhas para facção em SC z206j

No dia 20 de agosto, uma estagiária do fórum de Florianópolis foi presa suspeita de ser a responsável por ar indevidamente os autos da investigação sigilosa. Conforme apurou a investigação, ela teria feito mais de 25 os, grande parte no período da madrugada e de sua própria residência durante o final de semana que antecedeu a operação “Tio Patinhas 2”.

As investigações tiveram prosseguimento e foi apurado, segundo a polícia, o envolvimento de outras pessoas, integrantes de organização criminosa que atuam no complexo esquema criminoso, associado ao tráfico de drogas e à organização criminosa, voltado ainda à violação do sigilo de investigações sensíveis.

Operação Tio Patinhas 4m2n4n

A investigação teve como alvo um grupo especializado em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda de armas, que tinha como clientes alguns “ricaços” do estado. A investigação apontou que ao menos 45 pessoas estariam envolvidas no esquema criminoso.

Quadro encontrado na casa do alvo da operação fazia referência a famoso personagem da Disney – Foto: Reprodução/Polícia Civil/NDQuadro encontrado na casa do alvo da operação fazia referência a famoso personagem da Disney – Foto: Reprodução/Polícia Civil/ND

Na segunda fase da operação, cinco pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas e 6 kg de drogas foram apreendidos. Durante a primeira etapa, outros dois suspeitos foram detidos pelo mesmo crime.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Segurança 5wu4o

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 181d5e

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis 4m496j

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...

Segurança

Médico que ‘mandou beijo’ ao sair de delegacia é preso por morte com medicação vencida 4c4z6

Tratamento de varizes provocou a morte da paciente Priscilla dos Santos Nascimento, de 42 anos, em m ...

Segurança

‘Multa’ no para-brisa? Detran/SC faz alerta para motoristas em SC 4d6p15

Criminosos usam documentos falsificados com QR Code para aplicar golpes em motoristas em Criciúma; D ...

Segurança

‘Ficam as lembranças’: filho fala sobre perda da professora de Libras após atropelamento em SC 194b4k

vilense Marli Lother marcou a educação inclusiva em Três Barras e morreu depois de ser atropelad ...