‘Viúva do Hamas’ é morta por Israel 2 décadas após marido e da mesma forma; saiba quem é 701k6w

Aziz al-Rantisi, cofundador do Hamas e com quem Al-Shanti foi casada, morreu há quase duas décadas e da mesma forma 2h3ep

Deputada, doutora e pioneira entre as mulheres no gabinete político do Hamas, Jamila al-Shanti morreu aos 64 anos em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo exército israelense e pelo movimento palestino nesta quinta-feira (19).

Coincidentemente, Aziz al-Rantisi, com quem Al-Shanti foi casada, morreu há quase duas décadas e da mesma forma. Em 2004, o cofundador do Hamas foi alvo de um ataque aéreo de Israel durante a Segunda Intifada – revolta palestina contra a ocupação em Israel, segundo o jornal The Times of Israel.

Ex-esposa do fundador do Hamas foi mortaJamila al-Shanti durante uma sessão semanal do Parlamento Palestino na Faixa de Gaza. A foto é de 21 de março de 2006 – Foto: MOHAMMED ABED/AFP/Divulgação/ND

As informações sobre as circunstâncias da morte de Jamila al-Shanti ainda são escarças. O comunicado do Hamas dá conta que os fatos ocorreram em um ataque aéreo do Exército israelense na noite de quarta-feira, em Jabaliya, no norte do enclave palestino.

Até então, pelo menos quatro membros do gabinete político do movimento palestino foram mortos desde o último dia 7, quando o conflito teve início, segundo o jornal The Times of Israel.

Jamila foi a primeira mulher eleita para o gabinete político do Hamas. Ela ocupou também o cargo de deputada no Parlamento da Autoridade Palestina desde 2006. O órgão legislativo não se reúne desde que o movimento palestino tomou o poder na Faixa de Gaza, em 2007.

Segundo o jornal The Palestine Chronicle, Al-Shanti é doutora em inglês e fundou o movimento feminino do Hamas. Em 2021, Al-Shanti se tornou a primeira mulher a integrar o gabinete político, de 20 membros. Outra mulher, Fatima Shurab, também ou a fazer parte do gabinete nessa época, como chefe da comissão de mulheres do movimento.

Os analistas interpretaram a presença dessas duas mulheres na direção do grupo como um “sinal positivo” enviado para a comunidade internacional.

13º dia de guerra entre Israel e Hamas 5ob3t

Os bombardeios israelenses contra a Faixa de Gaza deixaram mais de 3.500 mortos, segundo o último balanço divulgado pelas autoridades locais.

Mais de 1.400 pessoas morreram em Israel desde 7 de outubro, quando militantes do Hamas lançaram uma ofensiva por terra, mar e ar contra Israel, o ataque mais mortal desde a criação do Estado hebreu, em 1948.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel v462g

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 3a236z

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 36c

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 645329

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3hr4g

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...