Calor em pleno outono leva moradores a praias e parques em Florianópolis 3x213e

Tempo bom propiciou caminhada, corrida, pedal e até um piquenique em família de frente para praia 5b3t5a

O clima colaborou no fim de semana, em Florianópolis, e foi possível aproveitar o dia ao ar livre de diversas formas. No domingo (9), por exemplo, teve gente curtindo até a praia em pleno outono.

A orla da Beira-Mar Norte, na região central, estava propícia para corrida, caminhada e pedal. Em Canasvieiras, Norte da Ilha, a praia não estava cheia, mas tinha até banhistas, dezenas de pessoas na areia, jovens praticando esportes e famílias aproveitando o dia.

Marcos Paulo Printes levou a mulher Janiele, o amigo Elder e as pequenas Melissa e Maria para a praia  – Foto: Germano Rorato/NDMarcos Paulo Printes levou a mulher Janiele, o amigo Elder e as pequenas Melissa e Maria para a praia  – Foto: Germano Rorato/ND

Com termômetros chegando à casa dos 25ºC, pelo monitoramento da Epagri/Ciram, e com o dia ensolarado, o morador de Florianópolis não perdeu a chance de ar o dia em alguma atividade ao ar livre. A expectativa é de que a semana oportunize ainda mais eios fora de casa, pois a previsão é de tempo bom para os próximos dias.

Dia de piquenique 1n3m3n

A dona de casa Zuleica Alabarce Rimolo Manenti, de Porto Alegre (RS), chegou aos 79 anos na última terça-feira (4). Morando em Santa Catarina há mais de 20 anos, Zu convocou a família para um piquenique, num gramado, de frente para o mar, em Canasvieiras, e conseguiu a adesão do marido, filhos, noras, netos e bisnetos.

“Família é tudo na vida da gente. Sou muito família. Gosto desse convívio, de estar sempre com eles, mas a vida deles é muito corrida”, diz Zuleica, que sente falta de mais momentos com todos por perto. “Meu pai dizia, há 50 anos, que sou que nem galinha, que gosta de ter os pintinhos tudo em volta e eu continuo assim”, brinca ela.

Piquenique de frente para o mar em Canasvieiras – Foto: Germano Rorato/NDPiquenique de frente para o mar em Canasvieiras – Foto: Germano Rorato/ND

Para ter o momento em família, dona Zuleica caprichou nas receitas, como pizza enrolada, e pão de rosas – receita da bisavó dos filhos. Vivendo o quarto casamento, ela estava no piquenique com o marido Jorge, de Uruguaiana (RS), e os demais familiares num grande círculo de cadeiras de praia.

Gaúchos, dividiram o chimarrão, as receitas de Zu e o bom papo. Mãe de três homens, ela vai se tornar bisavó, pois a mulher de um dos netos espera o nascimento de Joaquim. O neto Gabriel cresce entre os gaúchos, mas com nove anos, está na parcela dos familiares que nasceu em Florianópolis, portanto, um manezinho.

Embora feliz na tarde de domingo, Zu se sente frágil, com problemas de saúde na atual fase. Ela conta que não foi exatamente o aniversário que motivou o encontro, mas o momento difícil que está ando e as preocupações com a saúde. Depois da foto, com todos reverenciando a matriarca, não teve jeito, ouviu um sonoro “parabéns” e foi tomada pela emoção.

Filho mais velho de Zu, o construtor Adilson Salla Junior, 55 anos, conta que a mãe nunca mediu esforços para reunir os seus e que isso é incomum nos tempos atuais. “Cada um pensa no seu umbigo, na sua estrutura familiar individual, e acaba esquecendo os outros familiares.

A mãe tem essa vontade, desde que a gente se conhece por gente, e isso faz toda diferença. A gente precisa de tempo de mesa e comunhão para agregar na vida dos outros e para entender as dificuldades e ajudar quando preciso”, declara o empresário.

Se deu sol, deu praia 6q1a

Natural de Santarém (PA), o desenvolvedor de software Marcos Paulo Alho Printes, 35 anos, aproveitou o tempo bom para levar a família à praia.

Morando em São José, ele disse que foi para perto do mar, mesmo num dia com um pouco de vento, porque gostam muito de praia e porque estavam com saudades. “Mesmo com esse ventinho frio, dá para trazer as meninas para brincar”, comenta Marcos se referindo às pequenas Melissa e Maria.

Além delas, Marcos estava com a mulher Janiele e o amigo Elder. Há sete meses em Santa Catarina, ele disse que encontra muito mais opções de lazer aqui, principalmente para as meninas.

Dia de praia em pleno outono anima banhistas e esportistas em Florianópolis – Foto: Germano Rorato/NDDia de praia em pleno outono anima banhistas e esportistas em Florianópolis – Foto: Germano Rorato/ND

A psicóloga Ana Paula Rassier, 35 anos, veio de Encruzilhada do Sul (RS) acompanhando o marido, Pablo, que prestou um concurso no domingo, na Capital.

Enquanto ele fazia a prova, Ana pegou o pequeno Bento e foi para praia, afinal, sempre que vem para o Estado, costuma ficar em Garopaba e não vir tanto para a Ilha.

“É mais longe, mas estou achando maravilhoso”, afirma Ana, que elogiou a recepção dos moradores da Ilha e celebrou a sorte de pegar um domingo com sol.

Após semanas de temperaturas mais baixas em todo o Estado, a previsão aponta para mudanças nos próximos dias, conforme a Epagri/Ciram. Segunda-feira (10), por exemplo, a mínima prevista é de 17ºC e a máxima de 26ºC.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Tempo 6evh

Tempo

Florianópolis com ressaca: capital entra em alerta para mar agitado e ondas de até 4 metros 4l6z6j

Frente fria e ciclone extratropical provocam mar agitado e ressaca na capital catarinense; maré alta ...

Tempo

FOTOS: Relembre quando nevada atingiu Planalto Norte de SC e influência de ciclone no fenômeno 5e6n3t

Ciclone extratropical em 2013 provocou neve intensa em Canoinhas, Mafra, Papanduva e outros municípi ...

Tempo

Cidades de SC podem registrar neve após quase 12 anos 3k1f3p

Municípios do Planalto Norte, como Canoinhas e Mafra, reforçam ações de acolhimento diante da previs ...

Tempo

O que é uma onda de ar polar? Entenda fenômeno que promete neve na região Sul 3v6b5a

Onda de ar polar formada na Antártida chega ao Brasil e provoca queda brusca nas temperaturas nesta ...