A chuva das últimas horas começa a causar alagamentos pontuais em Brusque, no Vale do Itajaí, e ocorrências pontuais em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira (4), ruas do bairro Primeiro de Maio tiveram alagamentos pontuais além de outras regiões por questões de drenagem.

Imagens de um morador na cidade mostra a situação “buxa” que ele já está enfrentando com a rua completamente alagada. “Felizmente meu portão não deixa ar muita coisa, todo grampeadinho por trás, mas é buxa nossa vida aqui”, destacou o morador.
Morador do bairro Primeiro de Maio em Brusque registra alagamento – Vídeo: Reprodução/ND
O agente de Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, explica que até a manhã desta quarta-feira foram registradas seis ocorrências ligadas à chuva, sendo quatro deslizamentos e duas situações de alto risco de deslizamento, além de alagamentos pontuais pela cidade. O nível do rio Itajaí-Mirim segue subindo.
De acordo com a prefeitura de Brusque, até o momento, nenhuma unidade escolar da cidade apresentou problemas devido as chuvas que acontecem no município. A secretária municipal de Educação, Franciele Mayer, explica que a situação está sendo supervisionada junto a Defesa Civil.
Defesa Civil de Brusque atualiza situação de alagamentos na cidade – Vídeo: Reprodução/Defesa Civil Brusque
“Somos informados constantemente sobre as situações de alagamento e perigo na cidade. Até o momento as aulas estão mantidas no período matutino. Vamos aguardar a manifestação da Defesa Civil sobre as aulas do período vespertino, porém até o momento tudo segue normalmente”, enfatiza.
Em Itajaí, uma creche no bairro Cidade Nova teve vazamentos pontuais por conta das chuvas. Além disso, a Defesa Civil da cidade informa que a situação está controlada e que não há maiores ocorrências até a manhã desta quarta-feira.
Uma creche no bairro Cidade Nova em Itajaí registrou vazamentos por conta das chuvas – Vídeo: @itaja1m1lgr4u/Reprodução
O Aeroporto de Navegantes sofreu apenas um atraso de pouso, no momento, o aeroporto atua com instrumentos e não teve voos afetados por conta da chuva. O canal dos portos de Itajaí e Navegantes segue praticável.
Botuverá sofre com alagamentos 4y1j10
Em Camboriú, algumas ruas também registraram alagamento pontuais. Já em Botuverá a situação é mais crítica, por conta do alto volume de chuva durante a madrugada desta quarta-feira, Botuverá registrou ocorrências em dois pontos de alagamento devido a problemas de drenagem, na localidade de Bracinho e Ribeirão Porto Franco. Até o momento, sem maiores danos a população local.

Também houve uma obstrução de galeria devido a troncos de árvores, represando o Ribeirão, que acabou atingindo uma residência. Ninguém no local no momento.
Em virtude do alto nível de chuvas, e o estado de atenção informado pela defesa civil do Estado, as aulas estaduais e municipais estão sendo suspensas até segunda ordem. Estaremos monitorando a fim de prevenir intercorrências maiores. Nível do Rio em Botuverá até às 11h28min está em 2,40 metros.