
A chegada de uma onda de ar polar no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deve fazer as temperaturas despencarem nos próximos dias. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja por conta da previsão de queda de mais de 5°C nas médias locais.
O fenômeno formado na Antártida ainda promete geada e neve em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, mesmo fora das regiões serranas, segundo a Climatempo.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a queda nas temperaturas será percebida inicialmente no Oeste do estado, a partir da tarde de quarta-feira (28), estendendo-se progressivamente às demais regiões até o final da noite.
Municípios catarinenses conhecidos por episódios de frio intenso, como Lages, Urupema, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici, estão sob alerta para o que pode ser a nevasca mais significativa dos últimos anos.

Esta deve ser a primeira onda de frio intenso de 2025. Até o momento, o Brasil chegou a registrar algumas frentes frias, mas as temperaturas não caíram tanto quanto o previsto nos próximos dias. A onda de ar polar chega pouco menos de um mês para o início do inverno, em 20 de junho.
Abaixo de 0°C: onda de ar polar provoca queda brusca nas temperaturas 4g5v72
A Climatempo explica que, além dessa próxima massa de ar frio ser maior e mais intensa que as anteriores, diferente da maioria de frentes frias que am pelo país, ela terá características continentais.
Isso significa que o ar frio avançará pelo interior da América do Sul e do Brasil, e não em direção ao oceano. Quando o deslocamento é sobre o mar, as massas de ar frio tendem a perder a força.

Outro fator que intensifica a sensação de frio na onda de ar polar continental é a baixa umidade, característica do fenômeno. Quanto menor a umidade, maior a sensação de resfriamento.
“São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”, afirma a Climatempo.
Os termômetros devem ficar abaixo de 0°C na região Sul e dos 10°C no Centro-Oeste e Sudeste. Em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, as temperaturas caem, mas em menor intensidade.
Onda de ar polar avança pelo Brasil em duas etapas 1s1o6w
A previsão da Climatempo é de que o resfriamento ocorra em duas partes, com a onda de ar polar avançando sobre o país em dois pulsos seguidos: “Essa situação é bastante comum quando é necessário afastar massas quentes e secas que já estão instaladas sobre o interior do Brasil há vários dias”.

A primeira massa de ar polar chega nesta terça-feira (27), na região Sul. O fenômeno traz chuva e avança pelo Brasil até 30 de maio. Já a segunda começa nos primeiros dias de junho, persistindo até o dia 3.
“Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas vão se manter bastante baixas”, diz a empresa de meteorologia.
Com informações do Estadão Conteúdo