
Um vídeo feito por um morador capturou a formação de um tornado nos EUA que atingiu o estado de Wisconsin, na última sexta-feira (16), deixando cenário de destruição.
O fenômeno atingiu outras duas regiões no centro-oeste dos Estados Unidos e deixou ao menos 21 pessoas mortas, segundo informações confirmadas por autoridades locais neste sábado (17).
Durante a noite de sexta-feira (16), um tornado atingiu o condado de Laurel, localizado no estado do Kentucky. De acordo com os registros oficiais, 14 vítimas fatais foram contabilizadas apenas neste estado em decorrência do fenômeno climático.
Equipes de resgate continuaram as buscas por desaparecidos na manhã de sábado. “O trabalho de busca por sobreviventes segue nas áreas atingidas”, declarou o gabinete do delegado do condado de John Root.

Tempestade com tornado nos EUA devastou três estados v2s2a
O avanço da tempestade com tornado nos EUA não se limitou a Wisconsin e Kentucky. No estado vizinho do Missouri, outras 7 pessoas morreram após a agem do tornado e de tempestades severas. As ocorrências incluíram ferimentos, desaparecimentos e danos estruturais graves, como árvores arrancadas, telhados destruídos e parte de uma igreja que veio abaixo.
No condado de Scott, cerca de 209 quilômetros ao sul da cidade de St. Louis, duas das 16 mortes ocorreram em razão direta de um tornado. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo delegado local Derick Wheetley, que também confirmou várias pessoas feridas e a destruição de residências inteiras.
Em Chicago, o sistema climático extremo empurrou uma nuvem de poeira densa sobre a cidade, formando um grande “paredão” que comprometeu seriamente a visibilidade. Imagens registradas por moradores nas redes sociais mostram a chegada repentina da nuvem e o impacto visual impressionante do fenômeno.
A time-lapse of the Dust Storm rolling over Chicago, IL. pic.twitter.com/HTvvOShbrZ
— Midwest Millennial (@MillennialVerse) May 17, 2025
Onda de calor extremo traz novos alertas para granizo e tempestades severas nos EUA 1p5w3k
A tempestade com tornado nos EUA também afetou outras regiões do país. No Texas, o fenômeno provocou uma onda de calor atípico para o período, com os termômetros ultraando os 40°C em cidades como Austin e San Antonio. As temperaturas registradas são consideradas incomuns para uma época anterior ao verão.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NHS) emitiu novos alertas para a população de várias regiões. Os estados do Kentucky, sul de Indiana, sul de Illinois e partes do Tennessee, Missouri, Arkansas e Ohio devem se preparar para tempestades intensas nos próximos dias.
A previsão inclui possibilidade de queda de granizo de grandes proporções, com pedras do tamanho de bolas de tênis, além de ventos fortes e novos tornados, segundo o serviço meteorológico local.
Confira o momento da formação do tornado em Wisconsin w3e3x
Vídeo mostra o momento em que o tornado começa a se formar antes de devastar ao menos três regiões do centro-oeste dos Estados Unidos – Vídeo: Reprodução/ND
Momento em que casa é devastada pelo tornado em Missouri m5x61
Tornado também devastou o estado de Missouri – Vídeo: Reprodução/ND