O motorista do caminhão-tanque de combustível que tombou e pegou fogo no Morro dos Cavalos, em Palhoça, neste domingo (6), foi socorrido com queimaduras. Segundo os bombeiros, o homem de 31 anos teve 30% do corpo queimado no acidente.

A namorada do condutor, uma jovem de 26 anos que também estava no veículo, teve 20% do corpo atingido. Eles saíram por conta própria do caminhão e foram atendidos por um bombeiro comunitário.
Ambos apresentaram queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau nos pés, mãos, braços e pernas. O casal foi levado pelos bombeiros à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Pinheira, em Palhoça, por volta das 16h.
No momento, a equipe da UPA aguarda um helicóptero para transferir os pacientes a um hospital, mas ainda não há previsão para a transferência. O motorista e a namorada não sofreram fraturas e se encontram acordados e lúcidos. Os enfermeiros realizaram curativos para as queimaduras, medicação e analgesia.
Três outras vítimas foram atingidas pelo fogo, principalmente nos membros superiores e inferiores. Elas receberam atendimento da equipe da Arteris Litoral Sul, concessionária que istra o trecho da BR-101, e duas foram encaminhadas à UPA Pinheira.
Uma das vítimas era um homem com queimadura de segundo grau na mão e a outra era uma mulher que ou mal ao inalar fumaça. Ambos já foram liberados da UPA. Nenhuma das identidades foi divulgada.
Números atualizados pelo CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) revelam que o incêndio no Morro dos Cavalos atingiu 24 veículos e três carretas, além do caminhão-tanque, que carregava álcool etílico.
Ainda não há previsão de liberação da BR-101 após acidente no Morro dos Cavalos 5s2h4e
O acidente ocorreu por volta das 13h40 deste domingo, no quilômetro 233,7 da BR-101. Ambos os sentidos da via foram bloqueados, visto que o caminhão tombou no sentido sul, em direção ao Rio Grande do Sul, e o incêndio atingiu carros no sentido norte, em direção ao Paraná.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) iniciou a retirada dos veículos por volta das 17h15. Os condutores são liberados após a de um protocolo e os veículos são encaminhados ao pátio da corporação.

Contudo, a Arteris Litoral Sul esclareceu que não há previsão de liberação do bloqueio no Morro dos Cavalos. A orientação é que os motoristas evitem o trajeto e acompanhem as atualizações pelo perfil da concessionária na plataforma X.
A PRF recomenda que os motoristas aguardem na fila: “A pista está sendo limpa para que pelo menos uma faixa em cada sentido seja liberada no Morro dos Cavalos”.
Segundo informações da Arteris, às 20h40 o congestionamento na BR-101 chegava a 13 km no sentido sul e 11 km no sentido norte.
“Infelizmente, ainda não há previsão para a liberação do tráfego. Os veículos estão sendo retirados, mas o caminhão de combustível permanece tombado, ainda com etanol no interior do tanque. O etanol restante será transbordado para outro caminhão tanque. Somente depois disso, a carreta poderá ser destombada com segurança pela concessionária Arteris”, informou a PRF em nota.
O bloqueio provocou nove quilômetros de congestionamento em direção ao Paraná e dez quilômetros em direção ao Rio Grande do Sul. Ainda não há informações sobre as causas do acidente.
O fogo foi parcialmente controlado pelos bombeiros por volta das 15h. Ao todo, 36 bombeiros militares e comunitários atuam na ocorrência, além de agentes da PRF, Polícia Militar, Defesa Civil, Samu e Arteris Litoral Sul.
Vídeo mostra proporção dos estragos no Morro dos Cavalos 3dq1b
Além do caminhão, outros 27 veículos foram atingidos pelas chamas na BR-101 – Vídeo: CBMSC/ND