
O número de acidentes com motos no trânsito nos últimos anos tem sido motivo de preocupação do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. Dados divulgados no dia 13 de maio pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em Santa Catarina, dizem que, no primeiro trimestre de 2024, as Unidades de e Avançado (USA) atenderam 668 ocorrências desta natureza.
O alerta faz parte da campanha Maio Amarelo, que ocorre no Brasil desde 2014 para orientar sobre a prevenção deste problema. Entre os números registrados em Santa Catarina, o maior volume é nos acidentes envolvendo motos e veículos, com 235 ocorrências. Segundo o SAMU, os resultados chamam a atenção para o trânsito, com responsabilidade dos condutores e pedestres para reduzir sequelas e óbitos.
A campanha Moto Segura 3l4m3d
Um exemplo da iniciativa privada para a prevenção de acidentes com motocicletas é a campanha Moto Segura, realizada pela Veolia, líder mundial em soluções ambientais. A segurança é considerada um dos pilares da empresa, com um trabalho de aprimoramento constante.
Segundo o Gerente de Segurança do Trabalho da Veolia, Cláudio Felix da Silva, a busca por meios de transporte mais ágeis e econômicos faz com que a motocicleta venha ganhando cada vez mais espaço no cenário da mobilidade no Brasil.

“Na Veolia, a segurança é inegociável, sempre reforçamos os cuidados para que mantenhamos todos nossos colaboradores em segurança, desde o momento em que ele sai de casa para o trabalho, até o seu retorno. Foi então que nasceu nossa campanha de prevenção de acidentes com motocicletas.”
Números são preocupantes 5x3f6x
Os dados mostram que no ano ado, foram registradas 3.831 ocorrências com motocicletas em Santa Catarina, o que dá uma média mensal de 319 ocorrências a motociclistas acidentados. Assim, foram notificadas, em média, 10 atendimentos a ocorrências de colisões envolvendo motociclistas por dia. Os números preocupam e exigem mais ações preventivas.
Aumento com a pandemia 296r38
Segundo o Gerente de Segurança do Trabalho, a primeira campanha feita pela Veolia sobre o tema foi em 2022, já na fase final da pandemia, quando se notou um aumento do número de colaboradores que aram a usar motocicletas. Desde então, a companhia tem reforçado atitudes preventivas e orientado seus colaboradores sobre os riscos de acidentes. É feito um trabalho de conscientização, com palestras e distribuição de materiais informativos produzidos pela empresa.

“Um acidente nunca ocorre a partir de um único erro ou negligência, e sim por uma cadeia de fatores. Sendo assim, quando analisamos um acidente envolvendo motocicleta, sempre concluímos que poderia ter sido evitado se as orientações básicas de pilotagem segura fossem seguidas”, afirma Félix.
Orientações para a pilotagem segura v4826
A Veolia reforça as principais orientações da empresa aos seus colaboradores:
- Mantenha uma distância segura de outros veículos.
- Faça a manutenção da moto periodicamente.
- Nunca permaneça nos pontos cegos dos demais veículos.
- Trafegue com os faróis acesos, mesmo durante o dia.
- Use a buzina de forma preventiva e não de forma abusiva.
- Atenção ao deslocamento de ar, principalmente em proximidade com caminhões e veículos grandes.
- Redobre a atenção e diminua a velocidade em dias de chuva.
- Use todos os equipamentos de proteção necessários, sem exceção.
Outras atitudes de segurança 5b5816
A campanha Moto Segura alerta que boa parte dos acidentes envolvendo motocicletas envolvem também carros, caminhões e ônibus. Por isso, é de extrema importância que todos os motoristas respeitem os motociclistas e adotem ações simples, mas obrigatórias, previstas no Código Brasileiro de Trânsito. São elas:
Sinalize sua intenção de mudar de faixas de rolamento e/ou entrar, ou sair da via.Tenha atenção com os pontos cegos. Mesmo após sinalizar, aguarde e busque visualizar possíveis motocicletas na sua lateral.
Sobre a Veolia i24
O Grupo Veolia é referência mundial na transformação ecológica. Presente nos cinco continentes com cerca de 220 mil colaboradores, o Grupo projeta e implementa soluções que atendam aos desafios atuais de cidades e indústrias na gestão de água, resíduos e energia.
Por meio de suas três atividades complementares, a Veolia ajuda a melhorar o o aos recursos, a preservar e renová-los. Em 2023, o Grupo Veolia forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a 103 milhões, e produziu 42 terawatts hora de energia, além de valorizar 63 milhões de toneladas métricas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) alcançou receita consolidada de 45,3 bilhões de Euros em 2023.