10 motivos para visitar Blumenau em 2024 142wp
Arquitetura, gastronomia, festas e cultura são apenas alguns dos motivos para visitar Blumenau 10 outubro 2024 às 06h50 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 4x216z
Para além de curtir a maior festa alemã das américas (a Oktoberfest de Blumenau) e fazer uma imersão no universo cervejeiro, listamos outros dez motivos para visitar a cidade do Vale do Itajaí durante o ano inteiro.
A 157 quilômetros de distância da capital catarinense Florianópolis e 50 quilômetros do aeroporto mais próximo (o de Navegantes), Blumenau tem motivos para agradar quem busca turismo de natureza, histórico-cultural e gastronômico. Descubra o motivo!
1. Festas em diferentes épocas do ano em Blumenau 1g2g44

Não há dúvidas de que a festa mais famosa e aguardada em Blumenau é a Oktoberfest, que deu fama à cidade. A festa mais alemã das Américas ocorre sempre em outubro e dura quase 20 dias.
Mas, antes e além da Oktoberfest, há festas e festivais para celebrar em diferentes períodos do ano em Blumenau. Logo em fevereiro ocorre o Sommer Festival, uma festa de verão que, assim como a Oktober, tem gastronomia e músicas típicas, com o diferencial de ter também shows de grandes nomes nacionais.
No mês seguinte, em março, já há outra festividade, o Festival Brasileiro da Cerveja, que reúne vários eventos dentro de um só. Além de encontro nacional com centenas de cervejarias, há também uma festa com atrações musicais, gastronômicas e cervejeiras (é claro), fora o Concurso Brasileiro de Cerveja, seminários e uma feira.
Já na Páscoa e também no Natal, Blumenau tem se destacado em Santa Catarina por eventos que envolvem muita decoração e atrações para todos os públicos. Tudo isso, incluindo a Oktober, ocorre no famoso Parque Vila Germânica, a três quilômetros do Centro.
Por fim, também dá para se programar e ar o Ano Novo em Blumenau, com direito a show da virada em frente à Prefeitura.
2. Mais de 10 cervejarias artesanais para conhecer (e experimentar) 2c54k
Na cidade é Capital Nacional da Cerveja, deixar de experimentar uma gelada artesanal é quase uma ofensa. Blumenau tem dezenas de cervejarias artesanais, fabricantes de rótulos de diferentes estilos e premiadas nacional e internacionalmente.
As cervejas são facilmente encontradas em bares da cidade e algumas das cervejarias têm seu próprio pub. Aos mais apaixonados pela história e alquimia da bebida, vale também participar de visitas guiadas para conhecer os processos de fabricação e experimentar (a cerveja e o conhecimento) direto da fonte.
3. Uma rota de gastronomia alemã para saborear 46o5l
Desde abril de 2023, Blumenau tem uma rota gastronômica composta por seis restaurantes, identificados com uma placa e um selo, que oferecem ao menos um prato típico da imigração alemã. Batata recheada (clássica da Oktober), eisbein (o famoso joelho de porco), hackepeter (a entrada feita de carne crua temperada) e vários outros estão no cardápio.
Além dos estabelecimentos desse roteiro, a cidade conta com outros restaurantes que servem comida alemã. É o caso, por exemplo, do Abendbrothaus, responsável por preparar o marreco mais famoso de Blumenau.
4. Parque com cara de vilarejo europeu para conhecer 3oe16

Engana-se quem acha que o Parque Vila Germânica funciona apenas durante a Oktoberfest e os demais grandes eventos de Blumenau. O espaço de 40 mil m² abre todos os dias do ano e conta com mais de 20 lojas entre artesanato, roupas, produtos típicos da região, além de restaurantes, cafeterias, entre outras.
Todos os estabelecimentos ficam dentro de construções inspiradas no estilo enxaimel, que fazem o parque ter cara de vilarejo europeu e ser um cartão postal da cidade.
5. Vários museus para visitar 6m432r
Seja para preservar e transmitir a história da cidade, de costumes, culturas e artes ou mesmo de sua flora, Blumenau tem museus e espaços de memória sobre diversos assuntos. Boa parte deles fica na região central e estão abertos à visitação o ano inteiro.
Destaque para o Museu da Cerveja de Blumenau, onde o visitante descobre as tradições de uma colônia cervejeira do século 19 que foi capaz, ao longo do tempo, de se tornar capital brasileira do assunto. Além disso, é possível conhecer estilos da bebida, processos de fabricação, experimentar e fazer compras.
Blumenau também tem museus dedicados à história da cidade e aos costumes dos imigrantes alemães, com acervos disponíveis em dois espaços vizinhos entre si: o Museu da Família Colonial e o de Hábitos e Costumes. Tem ainda o museu de arte e o museu dedicado às pesquisas do cientista Fritz Müller, correspondente de Darwin.Isso tudo sem ainda mencionar os museus de empresas particulares, como o da Hering e o do Mozart Crystal.
6. Fazer um eio guiado e gratuito pelo Centro de Blumenau h458

Outra forma, talvez mais dinâmica, de conhecer a história da cidade é participando da “Blumenau Walking Tour”, uma caminhada pela Rua XV de Novembro, que é considerada um museu a céu aberto, com dezenas de casas enxaimel e tantas outras tombadas como Patrimônio Histórico e Cultural.
Enquanto caminha, você descobre a história de determinados edifícios, personalidades do município, além de aspectos culturais. A participação é gratuita e é oferecida por historiadores atuantes em museus blumenauenses.
7. Embarcar em um ônibus turístico para um city tour 5m1d5h
Se o tempo é curto para visitar Blumenau, ou se você não quer caminhar, uma alternativa é embarcar em um daqueles típicos ônibus turísticos, com direito a teto aberto e vista panorâmica, para fazer tour pela cidade.
O eio ocorre o ano inteiro, dura cerca de 3h30 horas e a pelos principais pontos turísticos da cidade, com direito a paradas em alguns museus e desembarque na Vila Germânica.
8. Parques e áreas verdes para descansar 2f2h12

Para quem gosta de áreas verdes em meio ao corre-corre da cidade, terá ao menos quatro parques para visitar em Blumenau. Um deles, o Parque das Nascentes, é o maior parque municipal do Brasil, com direito a banho de rio, contemplação de cachoeiras e trilhas. Localizado no bairro Progresso, extremo Sul do município, está a 25 quilômetros do Centro.
Os outros, em contraponto, estão na área central de Blumenau. São eles: Parque Horto-Botânico Edith Gaertner, o São Francisco de Assis e o Ramiro Ruediger.
9. Fazer trilhas em meio à Mata Atlântica 3as1g
O já mencionado Parque das Nascentes é um dos locais onde você pode fazer três trilhas de níveis de intensidade diferentes, além de tomar banho de rio e avistar cachoeiras. Outros locais para isso são o Parque Ecológico Spitzkopf (cujo destino é um dos morros mais altos de Blumenau) e o Parque São Francisco de Assis.
10. Fazer compras em lojas de fábrica 4m2w2b
Por fim e antes mesmo de partir para Blumenau, lembre-se de deixar um certo espaço desocupado na mala, para possíveis novos itens. Na cidade há algumas lojas de fábrica que vale a pena conhecer. É o caso do outlet do Altenburg Store, da Karsten e da Hedrons, para compras de roupa de cama, mesa e banho.
Há também a loja de fábrica da Mozart Crystal e várias outras que se dedicam a produzir taças, copos e artigos decorativos. No município, que é a casa da Hering, há também uma loja de fábrica da marca de vestuário.
Outra opção é conhecer a Feira Livre de Blumenau que ocorre às segundas, quintas e sábados ao lado do Parque Vila Germânica. Em meio a roupas, artesanatos e frutas, o destaque vai para os produtos coloniais e embutidos como a famosa Linguiça Blumenau, patrimônio cultural de Santa Catarina.