Navegantes: 7 motivos para visitar, morar ou investir d102h
Praias, ecoturismo e infraestrutura são algumas das razões que fazem cerca de 100 mil pessoas visitarem Navegantes a cada ano. Algumas decid ...
;(function(p,l,o,w,i,n,g){if(!p[i]){p.GlobalIvcNamespace=p.GlobalIvcNamespace||[];p.GlobalIvcNamespace.push(i);p[i]=function(){(p[i].q=p[i].q||[]).push(arguments) };p[i].q=p[i].q||[];n=l.createElement(o);g=l.getElementsByTagName(o)[0];n.async=1;n.src=w;g.parentNode.insertBefore(n,g)}}(window,document,'script','//gadasource.storage.googleapis.com/ivc.js','ivc')); window.ivc('newTracker', 'cf', 'ivccf.ivcbrasil.org.br', {idWeb: '585' });window.ivc('trackPageView'); !function(){"use strict";function e(e){var t=!(arguments.length>1&void 0!==arguments[1])||arguments[1],c=document.createElement("script");c.src=e,t?c.type="module":(c.async=!0,c.type="text/javascript",c.setAttribute("nomodule",""));var n=document.getElementsByTagName("script")[0];n.parentNode.insertBefore(c,n)}!function(t,c){!function(t,c,n){var a,o,r;n.Id=c,null!==(a=t.marfeel)&void 0!==a||(t.marfeel={}),null!==(o=(r=t.marfeel).cmd)&&void 0!==o||(r.cmd=[]),t.marfeel.config=n;var i="https://sdk.mrf.io/statics";e("".concat(i,"/marfeel-sdk.js?id=").concat(c),!0),e("".concat(i,"/marfeel-sdk.es5.js?id=").concat(c),!1)}(t,c,arguments.length>2&void 0!==arguments[2]?arguments[2]:{})}(window,4714,{} )}();(function(){var dbpr=100;if(Math.random()*100>100-dbpr){var d="dbbRum",w=window,o=document,a=addEventListener,scr=o.createElement("script");scr.async=!0;w[d]=w[d]||[];w[d].push(["presampling",dbpr]);["error","unhandledrejection"].forEach(function(t){a(t,function(e){w[d].push([t,e])});});scr.src="https://cdn.debugbear.com/IPhMszK8Z1zR.js";o.head.appendChild(scr);}})() 6h1t
Navegar para o conteúdo principal da páginaNavegantes está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, na divisa com cidades como Itajaí, Balneário Piçarras e Penha – casa do Beto Carrero World. O município de mais de 85 mil habitantes e com 11 quilômetros ininterruptos de praias ganhou destaque internacional por seu trabalho de preservação ambiental e desenvolvimento de um turismo sustentável.
O projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, que há anos protege a vegetação de restinga que acompanha quase toda a orla litorânea, foi um dos destaques do concurso TOP 100 Good Practice Stories, realizado pela organização holandesa Green Destinations.
O corredor verde que divide a areia do asfalto contrasta com os prédios, comércios e a estrutura urbana de crescimento pujante em Navegantes. Do mesmo modo, a pesca artesanal e a paisagem dos pescadores de arremesso em suas praias destoam das grandes indústrias pesqueiras e dos imensos navios que chegam ao porto carregados de mercadorias.
São essas atividades e características ao mesmo tempo contrastantes e complementares que fazem Navegantes ser diferente. Motivos não faltam para fazer turismo na cidade, como também para morar e investir no município. Você vai conhecer agora alguns deles.
Navegantes conta com cerca de 11 quilômetros ininterruptos de orla de praia, dos quais aproximadamente 10 deles são acompanhados por uma área de restinga preservada. Responsável por separar a areia do asfalto, sua preservação rendeu à cidade reconhecimento internacional como prática de turismo sustentável no concurso “TOP 100 Good Practice Stories”, da organização holandesa Green Destinations.
À beira do mar, pela areia, pelo calçadão ou ainda pela ciclovia, você pode desbravar cada uma das quatro praias de Navegantes, uma na sequência da outra. No sentido Norte-Sul da cidade, irá percorrer a Praia do Gravatá, Meia Praia, a Central até chegar à Praia do Pontal.
A do Gravatá é a preferida pelos turistas e por isso a mais movimentada de Navegantes. A ponta da praia é o local mais procurado pelos surfistas, que aproveitam as ondas que quebram nas pedras. Além de curtir o mar e a areia, os visitantes também costumam explorar a Ilhota do Gravatá – quando a maré baixa -, contemplar a paisagem no Molhe do Gravatá e a pesca de arremesso na Pedra do Miraguaia.
O Gravatá é um dos bairros que mais se desenvolve em Navegantes, dispondo de restaurantes, bares, comércios, hospedagens e novos empreendimentos, que atraem não apenas turistas como pessoas que resolvem morar na cidade.
Depois de atravessar o Gravatá, você chegará à Meia Praia, onde o mar é um pouco mais tranquilo, mas ainda assim propício ao surf. Com menor movimento de pessoas, o local ainda conta com parquinho para crianças, academia ao ar livre e um mirante de madeira, todos à beira da praia.
A caminhada segue então em direção à Praia Central com sua espaçosa faixa de areia, mar agitado e espaço de lazer – que inclui uma praça recém-revitalizada, com playground com piso emborrachado para as crianças, parcão para os animais, mobiliário urbano (como bancos e lixeiras), iluminação, paisagismo, arborização e posto guarda-vidas, além de uma arena esportiva. Ao redor de sua orla, bares, restaurantes e lanchonetes oferecem variadas opções aos seus visitantes.
Por fim, se chega à Praia do Pontal, no canto Sul de Navegantes, queridinha dos surfistas e praticantes do bodyboarding. É lá que fica o famoso cartão-postal da cidade: o Molhe da Barra do Rio Itajaí-Açu. Próximo a ele fica o monumento aos pescadores e uma área calçada onde as pessoas costumam contemplar a movimentação de navios e a bela paisagem. Aos sábados, sempre há uma atração musical, como parte do projeto “Um Rio de Serestas”, em que um músico se apresenta direto do rio na hora do pôr do sol. Junte-se a elas!
Fora a areia das praias e o mar, os morros verdes fazem parte da natureza de Navegantes e de suas atrações turísticas. O Morro da Pedra é um deles. Localizado no interior da cidade, no bairro de Escalvados, é atrativo imperdível para quem curte ecoturismo e aventura.
São mais de 300 metros de altitude do alto de onde se pode ver Navegantes e as cidades próximas de Itajaí, Penha, Balneário Piçarras e Barra Velha. Dá para subir a pé – se você tiver bastante fôlego – por uma trilha em meio à mata que leva cerca de uma hora, ou então de carro. Aos aventureiros de plantão, o morro conta com rampa para prática de voo livre de asa-delta e parapente.
Outra boa opção é aproveitar a Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe, com altar com imagens e uma fonte de água natural. Ela fica dentro do Parque Natural Municipal de Navegantes, no bairro Pedreiras, que atualmente está sendo revitalizado para ser aberto ao público.
Que tal conhecer o município a partir da perspectiva e experiência de um ciclista? Navegantes conta com três rotas estruturadas e sinalizadas de cicloturismo, de diferentes distâncias e níveis de dificuldade. A primeira delas inicia e termina no Farol do Molhe do Pontal, contornando o Parque Natural em direção à Praia do Gravatá. São quase 26 quilômetros de trajeto de nível leve de dificuldade.
A segunda tem ponto de partida e chegada a Gruta de Nossa Senhora de Guadalupe e se embrenha pelo interior do município em direção ao Morro da Pedra. São quase 60 quilômetros de pedalada e um nível médio de dificuldade. Por fim, a terceira rota é a mais puxada de todas, com cerca de 80 quilômetros e nível médio-alto de dificuldade. Esta inicia no Molhe do Gravatá e vai lhe conduzir por toda orla litorânea de Navegantes e também pelo interior da cidade.
A íntima relação que a cidade tem com o mar a faz ter como sua padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, que por sua vez, deu nome ao município. À ela se construiu uma capela na cidade em 1896. A atual igreja, que se tornou Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, foi inaugurada em 1962 no Centro do município. Todos os anos recebe visitantes do Brasil inteiro, especialmente em 2 de fevereiro, data da padroeira.
É nesta data também que ocorre a tradicional e centenária Festa da Nossa Senhora dos Navegantes, com a procissão que avança pelas águas do rio Itajaí-Açu. Você pode tanto visitar o santuário quanto acompanhar a festividade. Não deixe também de visitar o Memorial em homenagem à ela, com fotos, documentos, imagens e objetos litúrgicos. Ele fica em um prédio anexo ao Santuário, com um barco instalado no telhado.
No interior de Navegantes, no bairro Porto Escalvado, a Igreja de Santo Agostinho também chama atenção de turistas por conta de sua arquitetura romana e vale ser visitada.
Assim como em outras cidades litorâneas, Navegantes tem sua gastronomia voltada aos pratos com peixes e frutos do mar. Você encontrará pela cidade vários bares e restaurantes que oferecem porções, pratos a la carte e também buffets para se deliciar.
Em Navegantes você poderá experimentar a combinação de uma infraestrutura cada vez maior e melhor e a preservação de modos de vida e culturas tradicionais, como a pesca artesanal. Em suas praias, por exemplo, a boa estrutura de comércios, praças com equipamentos públicos, calçadas, ciclovias e arelas se une à imagem comum dos pescadores de arremesso, que fazem parte da paisagem desses locais.
Outro bom exemplo e evento é a Feira de Inclusão Produtiva Agropescarte, onde se pode comprar produtos frescos, como peixes, pães, frutas, verduras e também artesanato diretos do produtor rural e do pescador. É tanto uma forma de apoiar a agricultura familiar quanto de conhecer diferentes modos de vida e de cultura de Navegantes, com uma boa prosa.
Ainda por cima artistas da cidade costumam fazer apresentações durante a feira, que ocorre sempre aos sábados, das 7h às 16h , na Praça dos Emancipadores, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes.
Para mergulhar um pouco mais na rotina e estilo de vida pesqueiro de Navegantes vale também conhecer a Colônia de Pescadores Z-06, bem no Centro da cidade.
A boa infraestrutura de Navegantes começa pelo o à cidade, que conta com um aeroporto internacional como porta de entrada para o turismo no Litoral Norte de Santa Catarina.
Após chegar, o turista encontra uma rede hoteleira com cerca de 30 estabelecimentos entre hotéis e pousadas, fora as opções de casas de aluguel pelos bairros de Navegantes. Somam-se a ela, as dezenas de bares, restaurantes, food trucks e lanchonetes disponíveis e comércios em geral. Sem falar nas praias todas com calçamento, ciclovia, iluminação pública e serviços de aluguel de equipamentos durante a alta temporada.
O Porto de Navegantes – o segundo de maior movimentação de contêineres do Brasil – além de mobilizar a economia, também mobiliza os turistas que costumam parar à beira do rio Itajaí-Açu (no Pontal) para observação dos imensos navios que chegam e partem.
Tratar sustentabilidade, turismo e desenvolvimento com responsabilidade diferencia Navegantes e lhe confere credibilidade para continuar crescendo e atraindo novos empreendimentos. Não por acaso, diversos setores da economia estão aquecidos.
A construção civil, por exemplo, está em aceleração, tendo dobrado a receita de ITBI (Imposto sobre a transmissão de bens imóveis) e triplicado a aprovação de projetos para áreas construídas nos últimos dois anos.
Preocupada com o turismo, Navegantes também prepara-se para ser incluída na lista de cidades catarinenses a contar com praia de alimentação artificial. Trata-se do alargamento da Praia do Gravatá, que irá ampliar a faixa de areia entre 50 e 70 metros, em um investimento de cerca de R$27 milhões. A medida, que deve começar em 2024, pretende combater as ações de ressacas e erosão costeira e oferecer aos moradores e turistas mais espaço para lazer e curtir a bela orla litorânea.
As obras e investimentos na cidade fazem aquecer o mercado de trabalho. Navegantes registra cerca de 26 mil empregos formais, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. Desde 2019 quase oito mil vagas foram criadas no município. Isso tudo faz com que Navegantes seja uma cidade não apenas turística, mas também de oportunidades para quem deseja prosperar, empreender e morar bem.
Praias, ecoturismo e infraestrutura são algumas das razões que fazem cerca de 100 mil pessoas visitarem Navegantes a cada ano. Algumas decid ...
Vilas encantadas, parque de diversões, apresentações culturais e neve artificial são apenas algumas das atrações do Natal em SC
O concurso “TOP 100 Good Practice Stories” elegeu 100 histórias de boas práticas de turismo sustentável pelo mundo inteiro
Confira a programação completa do Carnaval em Santa Catarina das cidades de São Francisco do Sul, Navegantes, Florianópolis, Laguna e Joaçab ...
Ao lado de cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Penha, a cidade navegantina tem luz própria e encantos que a tornam única e merecedora ...
O verão chegou e é hora de desfrutar das praias em SC que compõem o “lado B” do Estado
Usamos cookies e tecnologias similares para oferecer uma experiência de navegação mais personalizada. Para saber mais, e nossa Central de Privacidade.