Conheça cinco cidades para provar a gastronomia alemã do Vale p5p1w

Cada cidade da região tem seu jeito tempero especial, o que faz da gastronomia alemã do Vale uma atração certa para quem quer conhecer a cultura dos imigrantes 28 outubro 2021 às 16h46 5 Minutos Lucas Inácio Enviar no WhatsApp 2n5l3q

Dentre a diversidade que constitui o povo de Santa Catarina, as tradições e costumes germânicos nos identificam como poucas. A região do Vale Europeu se destaca nesse quesito e quem a pela região tem muita curiosidade em conhecer a cultura. Um dos fatores importantes é a gastronomia do Vale, por isso vamos conhecer algumas cidades que apresentam o melhor desses sabores.

Tortas e bolos são tradição da gastronomia alemã do Vale do Itajaí. – Foto: Edu Cavalcanti / NDTortas e bolos são tradição da gastronomia alemã do Vale do Itajaí. – Foto: Edu Cavalcanti / ND

É uma culinária muito característica, repleta de notas adocicadas em pratos salgados, geralmente à base de aves ou carne suína e derivados, sempre acompanhada de muitos vegetais. As sobremesas são apetitosas e os cafés são verdadeiros eventos em que a fartura prevalece com suas cucas, bolos e tortas. Sem contar, é claro, dos famosos chopes e cervejas.

Blumenau é o local mais famoso, mas há outras cidades do Vale Europeu que são uma grande atração quando o quesito é a cultura alemã.

Blumenau 5o3j2l

Quando se fala de turismo na cidade de Blumenau, a Vila Germânica é o ponto certo para qualquer atividade e em época do ano. É o local que recebe a Oktoberfest e o Festival da Cerveja, além de outros eventos e feiras que o espaço recebe. Com a comida não é diferente. O local e seus arredores abrigam restaurantes tradicionais e especializados em comida alemã e com ótimo chope.

Batata recheada é um dos pratos tradicionais da culinária germânica – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/NDBatata recheada é um dos pratos tradicionais da culinária germânica – Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação/ND

Para o almoço ou para a janta, os bairros Victor Konder, Itoupava Norte e Fortaleza também oferecem boas opções de comer uma boa comida alemã, além de um belo chope. Já aos fãs de doces, seja na sobremesa ou no café, o Centro possui diversas opções, para diversos perfis. O bairro da Velha – onde fica a Vila Germânica – também é uma atração.

Veja mais opções de onde comer e beber em Blumenau.

Brusque e Guabiruba 3e702t

Segunda maior cidade da região, Brusque é mais famosa por ser um grande polo das compras, especialmente de roupas por sua tradição em malharias. Porém, o local também tem a tradicional comida alemã para quem quer aproveitar. Sua festa tradicional do circuito das festas de outubro é a Fenarreco, que faz alusão ao marreco, prato típico da cultura germânica da região. Logo, o marreco recheado é sempre uma boa opção na cidade.

O marreco é um clássico catarinense – Foto: MarkitoO marreco é um clássico catarinense – Foto: Markito

O Centro 1, região onde fica pavilhão de eventos da Fenarreco e à Arena Brusque, é o principal lugar para encontrar restaurantes que servem comida alemã, além de confeitarias e cafés coloniais ao longo do dia.

Outra opção que não é em Brusque, mas fica bem próximo, é Guabiruba. Menos de 10 km separam ambos e, justamente por ser um município menor, os restaurantes do local são mais aconchegantes. As opções não são tão variadas, mas o Centro de Guabiruba tem algumas alternativas de encher os olhos.

Timbó 5t152g

Pertinho de Blumenau, Timbó é uma cidade de 44 mil habitantes que tem a natureza e a história como atrativos. É bem arborizada, agradável para a prática esportiva com destaque para o cicloturismo. Também tem museus e parques que atraem turistas e, claro, tem muito boa comida.

Em outubro, a cidade entra no circuito com a Festa do Imigrante, que traz o melhor da comida alemã e também da bebida que é destaque da gastronomia do município. O registro da primeira cervejaria artesanal do estado é de Timbó, a Borck, nascida em 1966. Ela é uma das cinco que compõem a rota das cervejas, cada uma com seu sabor e sua especialidade. O grupo de cervejarias está entre os rótulos que compõem o Festival das Cervejarias de Timbó, em abril.

Festival das Cucas é atração em Timbó na gastronomia em abril – Foto: Jéssica BolsoniFestival das Cucas é atração em Timbó na gastronomia em abril – Foto: Jéssica Bolsoni

Outro festival que instiga o paladar dos visitantes é o Festival de Cucas, realizado também em abril. O bolo é o queridinho dos catarinenses e se espalha pelos quatro cantos do estado. E em Timbó, o festival é o grande momento de provar essa delícia com receitas inovadoras, pois sempre tem um jeito de deixar a cuca ainda mais gostosa.

Pomerode 6x3w1r

Pelo slogan da cidade é possível perceber a influência da cultura, pois Pomerode é considerada “a cidade mais alemã do Brasil”. Isso mostra o quanto a cultura alemã dita o ritmo no município. O calendário de eventos típicos dita o ritmo do local com a Festa Pomerana (janeiro), a Osterfest (Páscoa) e o típico Weihnachtsfest (Natal).

Visita permite conhecer as fábricas e cervejarias artesanais e experimentar diversas tipos de cervejas e chopes – Foto: Marco Santiago/Arquivo/NDVisita permite conhecer as fábricas e cervejarias artesanais e experimentar diversas tipos de cervejas e chopes – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

Além desses, em julho, é realizado o Festival Gastronômico de Pomerode, que reúne o melhor da gastronomia da cidade em um só lugar. Mas ao longo do ano, isso continua ao redor da cidade. Codornas, marrecos e outras aves, carne suína e salsichas, dentre outros acompanhamentos à base de repolho e batata. São diversas opções, a maioria delas concentrada nas ruas principais do Centro, como a XV de Novembro, ou em direção ao norte do município nos arredores da SC-110.

A arquitetura alemã está presente em todo o lugar, casas enxaimel e decorações rústicas que unem tijolo à vista com vigas de madeira. É um clima agradável que deixa as diversas opções dos cardápios ainda mais saborosas, independente da hora do dia.

Explore mais conteúdos da cidade 3v57l