Costa Verde fica no norte de Portugal – Foto: Reprodução/ND
Uma parte do litoral português até então pouco explorada por turistas estrangeiros — incluindo brasileiros — está ganhando os holofotes da imprensa britânica.
A região conhecida como Costa Verde, no norte de Portugal, tem sido citada por jornais como o Daily Express e pelo respeitado guia de viagens Lonely Planet, que apontam o local como uma alternativa fascinante à destinos mais “saturados”.
Comparada à Ibiza, na Espanha, o lugar tem um cenário que mistura montanhas abruptas, praias selvagens, trilhas na natureza e o charme rústico de vilarejos tranquilos.
A língua nativa é o português, perfeito para brasileiros que querem se aventurar e fugir do óbvio, mas não têm confiança em outros idiomas.
Jornais britânicos descrevem o destino como uma “joia ignorada” que agora começa a ser redescoberta.
Embora o clima por lá não garanta os longos verões secos, como acontece em outras partes da Europa, a imprevisibilidade acaba se tornando parte do encanto.
Costa Verde é cortada por montanhas e belezas naturais – Foto: Expedia/Reprodução/ND
Em muitas manhãs, a neblina cobre as praias até o sol surgir por completo, criando uma atmosfera quase mística.
Quem pretende visitar a região deve estar preparado para dias que alternam entre céu azul e vento cortante.
A proximidade com o Porto torna a Costa Verde ainda mais atraente. A cidade marca o início desse trecho litorâneo e oferece o fácil, inclusive para estrangeiros que chegam de avião.
De lá, há trens que percorrem em 90 minutos o trajeto até Caminha, vila pitoresca próxima da fronteira espanhola.
Quem pretende visitar a região deve estar preparado para dias que alternam entre céu azul e vento cortante – Foto: Reprodução/ND
Para uma visita mais curta, a dica é escolher uma vila para explorar com calma:
A Póvoa de Varzim oferece estrutura, resorts e cassinos;