Desbrave o Vale Europeu a pé: tudo o que precisa saber sobre o Circuito do Caminhante 72215w
Roteiro turístico contempla nove cidades do Vale Europeu, em mais de 200 quilômetros de extensão 15 setembro 2023 às 21h03 11 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp bvq
Vale Europeu é o nome que se dá a região turística do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, por conta de algumas de suas heranças migratórias, presentes na arquitetura, na gastronomia e em tradições mantidas ao longo do tempo. Trata-se de um conjunto de 12 pequenas cidades com grandes belezas culturais e naturais.

É nesta região onde foi implantado o primeiro circuito de caminhada e cicloturismo planejado e organizado do Brasil, uma parceria da iniciativa privada com o poder público.
O Circuito do Caminhante, que é sobre o qual iremos falar hoje, é um roteiro de mais de 200 quilômetros que interliga nove cidades do Vale Europeu por meio de estreitas estradas, em sua maioria rurais.
Ele começa e termina no município de Indaial, que está geograficamente no centro do circuito. Ao redor dele, estão as outras cidades a serem percorridas.
Ao longo do percurso, a ser completado em nove dias de caminhada, o caminhante encontrará atrativos naturais, religiosos e culturais nas proximidades das rotas diárias.
O circuito é todo estruturado e conta com uma rede de hospedagens e estabelecimentos de alimentação para apoiar os participantes. Ele pode ser tanto percorrido por conta própria, já que é autoguiado, ou também com o auxílio de uma operadora turística credenciada. Se caminhar por toda essa extensão for muito para você, considere conhecer o Vale Europeu pedalando ou então de carro ou moto.
A seguir respondemos as principais dúvidas sobre o Circuito do Caminhante e apresentamos algumas fotografias que farão você querer desbravar o Vale Europeu a pé. Confira!
Nível de dificuldade do Circuito do Caminhante do Vale Europeu 5y2s3h
O Circuito do Caminhante do Vale Europeu varia seu nível de dificuldade entre moderado e difícil. O percurso completo tem um total de 200 quilômetros com altimetria de 900 metros.
Isso significa que além de caminhar bastante – entre quatro e seis horas por dia – o participante também vai encarar trechos de subida íngreme e ao longo do trajeto alcançar 900 metros de altitude. Por isso mesmo, ele não é um circuito recomendado para iniciantes.
Tempo de duração do Circuito do Caminhante do Vale Europeu 3u346k
O circuito completo, que começa e termina na cidade de Indaial, tem 200 quilômetros de extensão e é dividido em nove etapas. Para completá-lo são necessários nove dias, caminhando entre quatro e seis horas por dia. Essa média, entretanto, pode ser maior ou menor, dependendo do preparo físico do participante.
O circuito pelo Vale Europeu, entretanto, pode levar mais tempo caso queira permanecer por um período maior em alguma das cidades para aproveitar seus atrativos naturais e culturais.
Como fazer o Circuito Caminhante do Vale Europeu? 5p4t4i

O circuito do Vale Europeu é uma rota autoguiada, o que permite ao caminhante percorrê-la por conta própria. No site do circuito pelo Vale Europeu é possível baixar o arquivo GPX de todas as etapas para ser importado para aplicativos de posicionamento global, como o Wikiloc.
Também é possível ar uma cartilha com orientações completas sobre o caminho. O documento contém descrição de todos os itinerários, indicações de hospedagem, restaurantes e pontos turísticos próximos aos roteiros diários.
Ao longo dos mais de 200 quilômetros de extensão estão instaladas mais de 200 placas e sinalizações de setas brancas que orientam sobre o caminho. Atenção! As setas amarelas são do circuito do cicloturismo.
aporte
O caminhante também pode adquirir um aporte e carimbá-lo em estabelecimentos comerciais em cada uma das etapas. Com todas elas preenchidas, o participante ganha um certificado de conclusão do circuito. O aporte está disponível no Hotel Fink, na cidade de Indaial.
Operadoras turísticas
Outra opção para fazer o Circuito Caminhante do Vale Europeu é contratar uma das operadoras turísticas credenciadas, disponíveis no site. Neste caso, há pacotes prontos que incluem reservas de hospedagens, alimentação, serviço de transfer do aeroporto, carro de apoio durante as caminhadas e também eios e aventuras nas cidades a serem percorridas.
Em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com a equipe do circuito via WhatsApp disponível no site.
Alimentação e hospedagem no Circuito do Caminhante do Vale Europeu 6a4p2l

Ao longo das etapas do percurso pelo Vale Europeu costuma haver estabelecimentos comerciais, como padarias, cafeterias, restaurantes e choperias onde é possível fazer refeições. Nos locais onde não houver muitas opções, haverá um aviso na cartilha de orientações do circuito.
Antes de começar a caminhada, confira os horários de funcionamento dos estabelecimentos e mantenha sempre lanches na mochila por precaução. No mapa disponível no site do circuito é possível ver algumas opções que ficam próximas à rota de cada dia.
Com relação às hospedagens, em cada uma das cidades há opções que estão perto ou no próprio trajeto do circuito. Entre elas, casas de aluguel, pousadas, sítios com área para camping e hotéis.
Todas são preparadas para disponibilizar lanches para o percurso, prestar apoio como lavagem de roupas e conserto de bicicletas, e dar informações sobre a etapa do dia.
Para quem optar em fazer a caminhada sozinho, sem operadoras ou agências, deve se preocupar em realizar as reservas com antecedência, para não correr o risco da indisponibilidade de vagas. Confira aqui algumas opções de hospedagem.
Cidades, distâncias percorridas e fotos de cada uma das etapas do circuito 4y1m4i
O circuito no Vale Europeu a por nove cidades e é dividido em nove etapas, cada uma a ser executada em um dia. A caminhada inicia e termina na Ponte dos Arcos, cartão-postal de Indaial. Confira a seguir o roteiro e principais características de cada etapa.
Vale Europeu: primeira etapa 1o43d
1ª etapa: Indaial, Rodeio e Timbó.
Início do trajeto: Ponte dos Arcos, no Centro de Indaial.
Final do trajeto: Complexo Turístico Jardim do Imigrante, no Centro de Timbó.
Percurso total: 27,6 quilômetros.
Vale Europeu: segunda etapa 5a3g4i
2ª etapa: de Timbó a Pomerode.
Início o trajeto: Complexo Turístico Jardim do Imigrante, no Centro de Timbó.
Final do trajeto: Portal Turístico Sul, no Centro de Pomerode.
Percurso total: 25,6 quilômetros.
Tempo estimado: cerca de nove horas de caminhada.
O circuito do dia inicia na área urbana em direção à área rural de Timbó. É pela zona rural, de estradas de terra, que se chega à vizinha Pomerode. Esta caminhada tem um grau de dificuldade um pouco maior que a do dia anterior. Ao longo do caminho terá uma subida de cerca de 400 metros cercada pela natureza.
Vale Europeu: terceira etapa 4t6h2i
3ª etapa: de Pomerode a Rio dos Cedros.
Início do trajeto: Portal Turístico Sul, em Pomerode.
Final: Praça da Igreja Imaculada Conceição de Rio dos Cedros, no Centro.
Percurso total: 16,8 quilômetros.
Este é o menor percurso e o mais urbanizado de todo o circuito do Vale Europeu.
Vale Europeu: quarta etapa 5r485u
4ª etapa: de Rio dos Cedros a Benedito Novo.
Início: Praça da Igreja Imaculada Conceição, em Rio dos Cedros.
Final: Praça das Bandeiras, no Centro de Benedito Novo.
Percurso total: 23,8 quilômetros.
Atenção! Neste percurso, os comércios são distantes e a maior parte da caminhada é em meio à natureza. Por isso, tenha na mochila lanche e água para o dia inteiro.
Vale Europeu: quinta etapa 4e5c1x
5ª etapa: de Benedito Novo a Doutor Pedrinho.
Início: Praça das Bandeiras.
Final do trajeto: Prefeitura de Doutor Pedrinho.
Percurso total: 26,9 quilômetros.
Este percurso no Vale Europeu segue por estradas estreitas na zona rural das duas cidades. Atenção! Por lá, os comércios também são distantes. Leve lanche e água para o dia inteiro.
Vale Europeu: sexta etapa 6r2o33
6ª etapa: de Doutor Pedrinho a Benedito Novo.
Início do trajeto: Prefeitura de Doutor Pedrinho.
Final: Localidade de Alto Liberdade.
Percurso total: 23,8 quilômetros.
Neste dia, o caminhante irá refazer parte do trajeto do dia anterior. Atenção! Aqui vale a mesma orientação de levar lanche e água para o dia inteiro, já que há poucas opções ao longo do percurso.
Vale Europeu: sétima etapa 3p2f6u
7ª etapa: de Benedito Novo a Rodeio.
Início: nas proximidades da Cachoeira do Zinco, na localidade de Alto Liberdade.
Final: Praça dos Imigrantes, no Centro de Rodeio.
Percurso total: 27,9 quilômetros.
Atenção! Neste percurso, os comércios são distantes e a maior parte da caminhada é em meio à natureza. Por isso, tenha na mochila lanche e água para o dia inteiro.
Vale Europeu: oitava etapa 5f435x
8ª etapa: Rodeio, Ascurra e Apiúna.
Início: Praça dos Imigrantes em Rodeio.
Final do trajeto: Igreja Sant’Ana, no Centro de Apiúna.
Percurso total: 17,25 quilômetros.
Saindo do Centro de Rodeio, o caminhante estará a apenas cinco quilômetros de distância da divisa com Ascurra. Este trajeto é feito por estradas de paralelepípedo e ao longo dela há comércios como bares, restaurantes, padarias e lanchonetes.
No segundo trecho desta etapa, parte-se do Centro de Ascurra em direção a Apiúna. Neste caso, o caminho é por estrada de terra, na companhia do Rio Itajaí-Açu por quase todo o trajeto.
Vale Europeu: nona etapa 212x2b
9ª etapa: Apiúna, Ascurra e Indaial.
Início: Igreja Sant’Ana em Apiúna.
Final: Ponte dos Arcos, em Indaial.
Percurso total: 34,8 quilômetros.
A última etapa é a que tem o maior percurso diário e que requer bastante atenção. Isso porque é preciso percorrer um trecho pelo acostamento da BR-470, com intenso movimento de veículos, já na cidade de Ascurra.
O caminhante que não quiser fazer o percurso pela BR-470, pode ar Ascurra pelo mesmo caminho da 8ª etapa. A placa que sinaliza o fim da aventura está localizada na Ponte dos Arcos.
O que levar na bagagem para fazer o circuito o2rl
Alguns itens são indispensáveis para quem vai caminhar por tanto tempo e por dias seguidos. Considere uma mochila resistente, confortável e onde se possa organizar os pertences de forma prática.
O ideal é que se leve apenas a quantidade de roupa necessária, para não pesar na bagagem. As próprias hospedagens oferecem o serviço de lavagem, o que dá mais tranquilidade ao caminhante em relação à quantidade e peso das peças.
Confira alguns itens essenciais:
- Roupas confortáveis;
- Calçado adequado para caminhada e confortável;
- Protetor solar e repelente;
- Boné ou chapéu;
- Material de primeiros socorros (pomadas para picadas, band-aid, esparadrapo, gaze, antisséptico, remédio para dor e alergia, entre outros);
- Capa de chuva;
- Cajado de apoio para caminhada;
- Água (a própria hospedagem indica a quantidade necessária de água para a etapa do dia. Na maior parte do percurso, há locais para abastecer garrafas e alguns moradores também permitem o o à água em suas casas);
- Lanches.
Quanto custa fazer o Circuito do Caminhante do Vale Europeu? 1lv4n
Para completar todo o circuito do Vale Europeu, a média de custos por pessoa fica entre R$ 2 mil e R$ 2,5 mil, incluindo hospedagem e alimentação. Caso queira contratar eios ou ficar mais dias nas cidades do caminho, os valores mudam.
Melhor época do ano para fazer o Circuito Caminhante do Vale Europeu 27332b

Para fazer atividades ao ar livre e que exijam esforço físico, como caminhadas e trilhas, os melhores períodos são aqueles de temperaturas mais amenas. Por isso, as estações intermediárias são boas opções, como a primavera e o outono. A própria organização do circuito recomenda os meses de abril a junho e de setembro a dezembro para realizá-lo.
Em dias menos quentes, a tendência é que o corpo responda melhor ao esforço físico. Além disso, as meia-estações costumam ser menos chuvosas – embora a previsão é que a primavera de 2023 seja com mais chuva em Santa Catarina. Outro ponto relevante a se considerar é que em estações frias ou de temperatura amena se torna mais difícil encontrar animais peçonhentos, como cobras, pelo caminho.
Onde fica e como chegar em Indaial 6l24s
Indaial fica na região do Médio Vale do Itajaí, fazendo divisa com cidades como Blumenau, Pomerode, Timbó, Rodeio, entre outras. O município está a cerca de 170 quilômetros de distância da capital Florianópolis.
A cidade não conta com aeroporto. O mais próximo fica na cidade de Navegantes, a 73 quilômetros. Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões e as vias para chegar até Indaial.
Distância de ville a Indaial: 110 quilômetros, via SC-108.
Distância de Blumenau a Indaial: cerca de 25 quilômetros. Um dos os é pela BR-470.
Distância de Florianópolis a Indaial: 172 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101 e BR-470. Há pedágio pelo percurso.
Distância de Criciúma a Indaial: 352 quilômetros, via BR-101. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Lages a Indaial: aproximadamente 200 quilômetros, via SC-114 e BR-470.
Distância de Chapecó a Indaial: cerca de 450 quilômetros. A principal via de o é a BR-470.