Famoso destino catarinense renova presença no Mapa do Turismo Brasileiro 4k1z35

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento interativo do governo federal que orienta a formulação de políticas públicas e a destinação de recursos para o setor 2b6a6t

Itapema, município que integra a Costa Verde & Mar, região turística do Litoral Norte catarinense, segue no Mapa do Turismo Brasileiro. O certificado de renovação foi emitido para a cidade nesta quinta-feira (3) e vale até março de 2026.

Foto mostra Itapema vista de cima, cidade presente no Mapa do Turismo BrasileiroItapema obteve excelência na avaliação feita entre as cidades presentes no mapa – Foto: Divulgação/ND

Dentre as questões avaliadas estão o Conselho Municipal de Turismo ativo, disponibilidade de atrações e políticas públicas para o setor, além da promoção e divulgação da cidade.

A classificação leva em consideração itens como número de estabelecimentos de hospedagem e emprego nestes locais, estimativa de visitantes nacionais e internacionais e arrecadação de impostos federais no setor.

Mapa do Turismo Brasileiro 2i3p58

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento interativo do Ministério do Turismo que organiza os municípios brasileiros de acordo com seu desempenho na economia turística. Ele o objetivo orientar a formulação de políticas públicas e a destinação de recursos para o setor.

Imagem de bonecos viajantes sobre um mapa ilustra matéria sobre o Mapa do Turismo BrasileiroMapa do Turismo Brasileiro ou por recente mudança – Foto: Governo de SC/ND

Em 2025, houve uma atualização nos nomes da categorização das cidades que integram o mapa, feita de acordo com a vocação turística de cada uma delas.

Antes classificadas pelas letras A, B, C, D e E, agora as localidades serão identificadas em três novas categorias: “municípios turísticos”, “municípios com oferta turística complementar” e “municípios de apoio ao turismo”.

Os “municípios turísticos”, atualmente nas categorias A e B do Mapa do Turismo (caso de Itapema), concentram os maiores fluxos de visitantes e detêm os principais atrativos e serviços turísticos.

Já os “municípios com oferta turística complementar” (até então categorias C e D) possuem atrativos e serviços que agregam à oferta da região.

Os “municípios de apoio ao turismo” (atualmente categoria E), por sua vez, não têm fluxo turístico ou apresentam movimento pouco expressivo, mas se beneficiam da atividade fornecendo, para cidades com oferta complementar, mão de obra, serviços ou produtos associados ao setor.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Turismo 1p6q5n

Turismo

Caminhos do Piraí: conheça a rota de ville que pode ganhar selo da ONU 3x695i

Caminhos do Piraí está entre as oito melhores vilas turísticas do Brasil, segundo o Ministério do Tu ...

Show Me

Conheça os museus em Florianópolis mais famosos da cidade 5q1r6i

Do acervo relacionado aos povos originários, ando pela história mais recente e aos espaços desti ...

Turismo

Itajaí atinge a categoria máxima no Mapa do Turismo e reforça protagonismo nacional s236i

Classificação do Mapa do Turismo Brasileiro reafirma Itajaí como um dos principais destinos turístic ...

Turismo

Com rodas-gigantes e museu de cera, empresário de SC conquista prêmio internacional 4il4k

Empresário Cícero Fiedler foi homenageado pela Associação Global da Indústria de Atrações, na Aleman ...

Turismo

220 km a pé: família de SC atravessa maior praia do mundo e compartilha aventura 5j7044

Mesmo com adversidades, casal com 3 filhos consegue atravessar maior praia do mundo em 10 dias