Festas e turismo em Jaraguá do Sul: 3 formas de curtir as tradições alemães o ano inteiro 1v3f68

De festas nas sociedades de tiro, ando pelo turismo rural e pelas cervejarias artesanais, há muitos jeitos de se divertir com a tradição em Jaraguá do Sul 06 dezembro 2023 às 14h32 9 Minutos CONTEÚDO ESPECIAL, BRANDED STUDIO ND Enviar no WhatsApp 2xa1d

Festas e turismo em Jaraguá do Sul: 3 formas de curtir as tradições alemães o ano inteiroSchutzenfest – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

A festividade mais tradicional e conhecida de Jaraguá do Sul é a Schützenfest, a maior Festa de Atiradores do Brasil. Neste ano, o evento completou 33 anos de realização, mas a tradição em si é muito mais antiga do que esse marco. A cultura do tiro ao alvo esportivo foi levada à cidade do Norte catarinense pelos imigrantes alemães pelos anos de 1900 e resiste ao tempo, de geração em geração.

Realizada em novembro, é atualmente um dos principais eventos turísticos de Jaraguá do Sul. O que talvez você ainda não saiba é que é possível curtir o clima de Schützenfest ao longo do ano inteiro na cidade. Isso porque as sociedades de tiro do município e região organizam festas todos os meses e muitas delas são abertas ao público.

Fora isso, as sociedades estão em sua maioria localizadas na área rural de Jaraguá do Sul, uma região com traços bastante presentes da imigração alemã, onde se pode ver construções enxaimel, provar da gastronomia típica, além de curtir as belezas naturais da cidade.

Ou seja, é possível curtir o espírito esportivo e festivo o ano inteiro em Jaraguá do Sul. Confira a seguir formas de se divertir e conhecer as tradições germânicas muito antes de novembro chegar!

1. Participar das festas tradicionais nas sociedades de tiro e festas preparatórias da Schützenfest 3h5737

Além de tiro esportivo, os festejos congregam gastronomia típica alemã, chope, shows, danças folclóricas e até desfiles – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoAlém de tiro esportivo, os festejos congregam gastronomia típica alemã, chope, shows, danças folclóricas e até desfiles – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

Muito antes de a Schützenfest ocorrer em novembro, as 17 sociedades de tiro esportivo de Jaraguá do Sul e região estão em pleno movimento. De março a outubro, ocorrem entre as organizações as etapas dos campeonatos nas modalidades chumbinho, seta ou carabina 22 – essa exclusiva para quem tem registro.

O costume de se reunir em sociedades – culturais, esportivas ou recreativas – desembarcou junto com os alemães quando eles chegaram em Jaraguá do Sul. Alguns dos schützenvereine, clubes de tiro, da cidade são centenários. Outros aram dos 60 ou dos 80 anos de existência, mantendo vivas as tradições.

Além dos torneios em si, todos os finais de semana do ano tem algum evento ocorrendo em pelo menos uma das sociedades da região, seja um baile, jantar ou café. As Festas de Reis e Rainhas, onde são “coroados” os atiradores melhores pontuados, são tradição em todas as sociedades. Algumas delas ainda preservam a Busca ao Rei do Tiro, quando uma comitiva sai às ruas para buscar em casa a realeza atual e levá-la para a festividade que vai coroar as próximas majestades.

Várias das festas são abertas ao público e você pode participar. Essa é a melhor forma de viver o clima da Schützenfest o ano inteiro. Além de tiro esportivo, os festejos congregam gastronomia típica alemã, chope, shows, danças folclóricas e até desfiles. Você pode conferir o calendário dos eventos no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Além dos festejos nas sociedades de tiro, há também outras duas festas preparatórias da Schützenfest que ocorrem ao ar livre no Centro de Jaraguá do Sul. Essas são organizadas pela Prefeitura, em parceria com a Comissão Central Organizadora e a ACSTVI. Confira abaixo os meses em que ocorrem e programe-se!

Em Junho 4a6t2j

Winterfest – Foto: DivulgaçãoWinterfest – Foto: Divulgação

Der Fest Lichtflusschützen – Festa dos Atiradores do Rio da Luz

A festividade celebra a fundação da Sociedade Recreativa Vitória Rio da Luz. A programação inclui desfile, gastronomia típica e apresentação de bandas. Local: Estrada Rio da Luz (Rodovia Municipal JGS 489), s/nº – localidade Rio da Luz, a 20 km do Centro de Jaraguá do Sul.

Winterfest – Festa de Inverno 

É realizada pela Sociedade Recreativa Alvorada. Na programação, há almoços e jantares típicos alemães, café colonial, desfile, competições de tiro, danças folclóricas e shows. Local: Rua Gustavo Gumz, nº 289 – localidade Rio Cerro ll, a 15 km do Centro de Jaraguá do Sul.

Em Julho gz5n

Festa do Colono – Foto: DivulgaçãoFesta do Colono – Foto: Divulgação

Festa do Colono

Realizada pela Sociedade Centenário, é uma das mais tradicionais da região interiorana de Jaraguá do Sul. O evento reúne música, dança, gastronomia, chope gelado, além de exposições de animais, máquinas, produtos e leilão de gado. Local: Rua Eurico Duwe, nº 6755 – localidade de Rio da Luz, a 16 km do Centro.

Kolonistenfest – Festival dos Colonos 

Celebra as tradições alemãs e a produção colonial e rural da localidade de Rio Cerro II, no interior de Jaraguá do Sul. A festa é feita pela Sociedade Aliança. Local: SC-110 – Rio Cerro II, a 16 km do Centro.

SchützenPlatz 

Schutzenplatz – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoSchutzenplatz – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

A SchützenPlatz, ou Praça dos Atiradores, é o primeiro evento oficial da Schützenfest de cada ano e dá um gostinho aos turistas do que é a festa mais tradicional de Jaraguá do Sul. A celebração começa com um desfile pela Avenida Getúlio Vargas das sociedades de tiro integrantes da festa, as majestades da beleza, o rei e a rainha dos atiradores, além de membros da organização e grupos folclóricos da região.

Quando o grupo chega à Praça Ângelo Piazera, continua o “esquenta” para a Schützenfest com direito à apresentação de danças folclóricas, bandas, gastronomia típica e chope. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul em parceria com a Comissão Central Organizadora e a ACSTVI.

Em Agosto 5o4bt

Immigrantenkönigsfest – Festa de Rei do Imigrante

Uma promoção da centenária Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz “Salão Barg”, a festa conta com torneio de tiro, almoço típico alemão, café colonial, baile, apresentações folclóricas e shows musicais. Local: Rua Eurico Duwe, nº 1709 – localidade de Rio da Luz, a 12 km do Centro de Jaraguá do Sul.

Em Setembro 3j1b1p

Schützenbaum – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoSchützenbaum – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

Schützenbaum – Árvore dos Atiradores   

Quando o tronco da árvore dos atiradores é instalado na Praça Ângelo Piazera significa que falta pouco para a Schützenfest, já que a cerimônia representa o lançamento oficial da festa. A tradição de se enfeitar um tronco de árvore com símbolos para marcar o início de uma estação do ano veio da região da Baviera, na Alemanha. Em Jaraguá do Sul, o ritual foi adaptado e está relacionado com os símbolos da festa e o desejo de que ela seja de muita alegria e confraternização.

Cerca de dois meses antes da Schützenfest, representantes das sociedades de tiro carregam o tronco da árvore em desfile público pelo Centro da cidade. Atrás, as majestades da festa, sociedades de tiro, organizadores, bandas e grupos folclóricos seguem até a Praça Ângelo Piazera, onde ele é instalado. Quando o tronco está firme no chão, Jaraguá entra oficialmente no clima da Schützenfest.

Para celebrar o momento, além de apresentações musicais, o evento ao ar livre também conta com gastronomia e chope de cervejarias locais, à venda na praça.

Em Outubro 5c6v46

Sohnstiefe Vereinfest – Foto: DivulgaçãoSohnstiefe Vereinfest – Foto: Divulgação

Sommerfest – Festa de Verão

A Sociedade Esportiva e Recreativa Guarany é a responsável pela organização e anfitriã da comunidade na Sommerfest – Festa de Verão. Como é tradicional, nesta festividade também tem competições de tiro, shows musicais, bailes e gastronomia. Local: Rua Osvaldo Ehlert – localidade de Rio da Luz, a 16 km do Centro.

Sohnstiefe Vereinfest

É a festa mais tradicional da Sociedade Ribeirão Grande da Luz, com direito a desfile com sociedades convidadas, danças folclóricas, apresentação de banda e almoço. Local:

Rodovia Municipal JGS 473 – Rio da Luz, a 16 km do Centro de Jaraguá do Sul.

2. Conhecer o turismo rural em Jaraguá do Sul 496c5n

Com um roteiro rural estruturado, o bairro Rio da Luz oferece várias opções de lazer e gastronomia aos visitantes de Jaraguá do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoCom um roteiro rural estruturado, o bairro Rio da Luz oferece várias opções de lazer e gastronomia aos visitantes de Jaraguá do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

A maioria das sociedades de tiro esportivo de Jaraguá do Sul está localizada no interior da cidade. O bairro Rio da Luz é o local com a maior concentração delas. Além das próprias associações, a região que fica a 13 quilômetros do Centro do município, preserva uma série de heranças culturais germânicas.

Por isso mesmo, ela é tombada pelo IPHAN e integrante dos Roteiros Nacionais de Imigração. Cercada por colinas e montanhas, fazem parte da bela paisagem inúmeras propriedades rurais e casas enxaimel, aquela típica técnica construtiva germânica que utiliza ripas de madeira entrelaçadas para encaixar os tijolos. É o caso, por exemplo, do Salão Barg, onde ocorrem as festas da Associação Recreativa e Cultural Rio da Luz.

Com um roteiro rural estruturado, o bairro oferece várias opções de lazer e gastronomia aos visitantes de Jaraguá do Sul. Na Casa Rux, de 1915, o carro-chefe é um caprichado café rural, já na Schroeder Platz vale se programar para o almoço típico alemão de domingo. Se o tempo estiver firme, as mesas são colocadas no gramado e à sombra das árvores, em um clima bucólico super gostoso. Às sextas à noite e aos sábados também tem food truck na Cervejaria Maestro.

Aproveite ainda para conhecer o Mirante do Vale, com uma vista privilegiada do Vale do Rio da Luz ou então ar o dia em pesque-pagues da região. Os apaixonados pelas tradições gaúchas e por bandinhas, podem se programar para os eventos no CTG Velha Querência, já os aventureiros de plantão encontram boas expedições no Adrena Roça. Além de tudo isso, ainda dá para se hospedar por lá na Pousada Cantinho da Montanha.

3. Conhecer as cervejarias artesanais de Jaraguá do Sul 5v4wf

A Schützenfest tem uma cerveja produzida exclusivamente para ela – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/DivulgaçãoA Schützenfest tem uma cerveja produzida exclusivamente para ela – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul/Divulgação

A Schützenfest tem uma cerveja produzida exclusivamente para ela: a Schützenbier, desenvolvida pelas cervejarias Königs Bier, Karsten e Maestro, no ano de 2016. A receita, que é exclusiva da Festa do Tiro, é baseada na escola alemã de cervejas. Inclusive, os maltes e lúpulos utilizados no preparo da bebida são importados da Alemanha. Seu sabor leve e refrescante conta com um amargor sutil no início do gole.

Como você não conseguirá consumir a Schützenbier fora da Schützenfest, nossa dica é para que experimente os vários e diferentes rótulos das cervejarias artesanais de Jaraguá do Sul, algumas delas premiadas. A lista inclui a Königs Bier, Maestro, Stannis, Karsten, Cherokee, Graal Beer e Croceta Beer. Espalhadas pela cidade, algumas contam com bares próprios e visitação à fábrica, sob agendamento.

Explore mais conteúdos da cidade 3v57l