Florianópolis: destino para os amantes das artes e da natureza 25u56

O Museu de Florianópolis e o Sesc Cacupé são ótimas opções para quem ama cultura e também quer apreciar as belezas naturais da Capital 24 março 2022 às 13h24 6 Minutos Conteúdo especial, Branded Studio ND Enviar no WhatsApp 242b1z

Não é nenhum segredo que Florianópolis é conhecida por ser uma cidade repleta de belezas naturais. São muitas as praias, paisagens e atividades ao ar livre para encantar os visitantes e moradores. Mas o que talvez você ainda não saiba é que a Capital também tem cantinhos especiais para quem ama arte e cultura: o Museu de Florianópolis é um deles.

O Museu de Florianópolis é um prato cheio para quem ama a cultura da cidade – Foto: Divulgação/Sesc Santa CatarinaO Museu de Florianópolis é um prato cheio para quem ama a cultura da cidade – Foto: Divulgação/Sesc Santa Catarina

O Museu de Florianópolis foi inaugurado recentemente, em 23 de novembro de 2021, e só no primeiro mês recebeu mais de 4,5 mil visitantes. “A ideia do Museu é fazer esse histórico sobre Florianópolis, desde a época em que ela se chamava Meiembipe, pelos indígenas, até chegar aos dias de hoje com o nome de Florianópolis” – comenta a museóloga Cristiana Maria Dalla Nora.

O novo espaço cultural é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesc Santa Catarina. Está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, e já é um lugar importante para o turismo da região, contribuindo para um centro histórico mais dinâmico, ao lado de instituições vizinhas.

Museu de Florianópolis: exposições 5i34y

O novo espaço cultural é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesc Santa Catarina – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks FotografiasO novo espaço cultural é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesc Santa Catarina – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks Fotografias

O Museu de Florianópolis é um prato cheio para quem ama a cultura da cidade. Ele conta com exposições temporárias, que vão de seis meses a um ano, e de longa duração, composta por seis módulos expositivos que representam a cidade em suas variadas dimensões.

No térreo do sobrado histórico há três salas expositivas: “Um edifício, muitas memórias”, conta as histórias do prédio, a trajetória de uso, assim como o processo de restauração.

Já em “Vozes da Cidade” é possível conferir depoimentos que buscam refletir as múltiplas vozes que compõem Florianópolis. Também há a sala para a exposição temporária, que abre com uma mostra interativa sobre o Boi de Mamão – e fica aberta ao público até o dia 31 de julho de 2022.

Sobre o Boi de Mamão 3g4t1n

O Boi de Mamão é uma dança folclórica muito querida entre os moradores da Capital. Ela narra a história da morte do boi, que não é aceita por Mateus, seu dono, e vai em busca de um médico para ressuscitá-lo.

Durante o enredo, muitos personagens aparecem com suas danças: o ágil cavaleirinho, a rodopiante Maricota, a danada da Bernunça, entre muitos outros. Ao final da saga o boi volta à vida e todos comemoram com muita dança e cantoria!

Durante a visita, as pessoas podem interagir com a exposição, colorindo os personagens e fazendo eles ganharem vida na apresentação visual disponível.

Todos os espaços do museu foram aproveitados para fazer uma homenagem à cidade – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks FotografiasTodos os espaços do museu foram aproveitados para fazer uma homenagem à cidade – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks Fotografias

Ainda no térreo do Museu há um espaço para ações educativas, oficinas e palestras, e um ambiente voltado para reserva técnica.

Já no piso superior há quatro espaços que abrigam a exposição de longa duração. Na sala “Ventos e Marés: de Meiembipe a Florianópolis” os turistas e moradores podem encontrar uma grande projeção que discorre sobre a intenção relação de Florianópolis com o seu território.

Na sala “Fluxos e Atravessamentos” há dados referentes aos processos de ocupação da Ilha e a diversidade que marca a sua trajetória. Já na “Florianópolis, Presente e Futuro”, pode-se acompanhar questões contemporâneas, como empoderamento feminino, direito à cidade, plano diretor, preservação do ambiente, especulação imobiliária, mobilidade urbana e economia criativa.

O Museu de Florianópolis foi inaugurado recentemente, em 23 de novembro de 2021, e só no primeiro mês recebeu mais de 4,5 mil visitantes – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks FotografiasO Museu de Florianópolis foi inaugurado recentemente, em 23 de novembro de 2021, e só no primeiro mês recebeu mais de 4,5 mil visitantes – Foto: Nilva Damian/Dois Clicks Fotografias

O módulo “Panorama” lança luz às temáticas: cultura, personagens, revoluções, colonização, festas populares, educação, Ilha de Santa Catarina e universo náutico.

Também há a sala “Transição”, com piso de vidro, que mostra o teto abaulado do piso inferior – original da edificação – e abriga elementos da arquitetura do prédio e outros, usados no século XVIII.

Todos os espaços do museu foram aproveitados para fazer uma homenagem à cidade. Na entrada, é possível obter informações sobre diferentes pontos turísticos e equipamentos culturais da cidade, através de recursos multimídia. Na escada, expressões ilhéus como: “Arrombassi”, “Dazumbanho”, “Istepô”, “Moquirido”, “Tax tolo?”, entre outros.

Ingressos e funcionamento 617066

De março a novembro o museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h – sendo a última entrada às 18h30. Nos finais de semana, das 10h às 16h – última entrada às 15h30.

De dezembro a fevereiro, ele funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h – última entrada às 19h30. E, aos finais de semana, das 10h às 16h – com última entrada 15h30.

O museu fica na Praça XV de Novembro, 214, no Centro de Florianópolis. Os ingressos são adquiridos no próprio local – a inteira custa R$ 10 e a meia entrada R$ 5. Mais informações no telefone: 0800 645 5454.

Lazer além – e perto – da praia: conheça o Sesc Cacupé 3i6x6c

O Hotel possui uma infraestrutura completa e opções de lazer para adultos e crianças – Foto: WeArtO Hotel possui uma infraestrutura completa e opções de lazer para adultos e crianças – Foto: WeArt

Outro destino diferente e divertido para visitar ou, ainda, se hospedar, é o Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Ele foi reconhecido novamente pelo TripAdvisor com o Traveller’s Choice, premiação que celebra hotéis capazes de proporcionar experiências fantásticas para os viajantes do mundo todo.

O Hotel possui uma infraestrutura completa e opções de lazer para adultos e crianças. É localizado em frente ao mar – em um dos cartões postais mais bonitos da Ilha. Além disso, fica perto das principais praias, como Jurerê, Daniela, Praia do Forte, além do o rápido à Lagoa da Conceição. É uma ótima pedida para quem deseja aproveitar o urbano e a natureza.

Hotel Sesc Cacupé - Eduardo Marques
1 6
Hotel Sesc Cacupé - Eduardo Marques
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
2 6
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
3 6
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
4 6
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
5 6
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
Hotel Sesc Cacupé - WeArt
6 6
Hotel Sesc Cacupé - WeArt

O Sesc Cacupé conta com 57 chalés, 48 apartamentos e uma estrutura com diversas opções: restaurante, lanchonete, piscinas, playgrounds, brinquedoteca, campo sintético, quadras poliesportivas, sala de condicionamento físico, espaço de educação ambiental com foco na conservação e preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade, entre outros.

Para quem gosta de um contato ainda mais próximo com a natureza, o hotel também possui uma horta agroecológica, roçado, estufa para a produção de mudas, trilha e pátio de compostagem – onde é realizado o projeto Manejo de Resíduos Orgânicos. Destaque para o mirante com uma vista incrível para a Baía Norte de Florianópolis.

Nesses espaços acontecem visitas mediadas, rodas de conversa, vivências e oficinas, seguindo os protocolos sanitários.

Viu como Florianópolis é tão dinâmica, que oferece opções além das praias? Para aproveitar melhor as experiências, e o site do Sesc Cacupé e do Museu de Florianópolis e fique por dentro das exposições e atividades oferecidas pelos dois.

Visite também a página Fecomércio SC Sesc Senac | Turismo no DNA. k4b6g

Explore mais conteúdos da cidade 3v57l

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 3y5818

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 164o34

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores