O Ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, desembarcou em Itajaí nesta quinta-feira (6) para participar da abertura da 34ª Marejada, a maior festa do pescado do Brasil. No Centreventos, onde acontece a festa, ele conversou com a imprensa e elogiou o trabalho de sustentabilidade desenvolvido na Marejada.

“É muito importante, nós mostramos o trabalho que o município tem de preservar e fortalecer cada vez mais nosso país. Sabemos que o turista procura, em todo mundo, áreas preservadas, e nós temos essas áreas e precisamos divulgar. O trabalho que está sendo feito aqui na Marejada é muito importante para que a gente possa ar essa informação para o Brasil e para o mundo”, elogiou.
Em Santa Catarina, Brito ainda visitou a Oktoberfest, em Blumenau. A abertura da festa aconteceu na quarta-feira (5), com o tradicional desfile e a sangria do primeiro barril de chope.

Já a Marejada inicia nesta quinta-feira (6). Serão 18 dias de evento, e a sustentabilidade é o destaque da festa. Além dos tradicionais copos reutilizáveis, a festa vai distribuir pratos em papelão e talheres feitos com bagaço de cana, evitando o uso de plásticos.
Em 2019, a festa evitou o uso de 400 mil copos plásticos e utilizou 40 mil talheres de madeira e 50 mil pratos de papelão. Para esta edição, serão usados 45 mil talheres feitos com bagaço de cana e quase 143 mil embalagens de papelão ondulado, doadas pela empresa Klabin.
A festa este ano também terá uma novidade: todo resíduos orgânicos serão compostados. Além disso, todo o óleo de cozinha usado terá o destino correto. Para garantir todo esse cuidado, cerca de 70 trabalhadores foram capacitados na segunda-feira (3), pela Vigilância Sanitária de Itajaí.

A 34ª Marejada abre as portas para o público às 18h desta quinta (6), no Centreventos de Itajaí. A abertura oficial, com a tradicional sangria do barril de chopp, está prevista para as 21h. O evento vai até o dia 23 de outubro.
> Novidade: Marejada terá espaço para fotos inspirado em ‘A Fazenda 14’
O primeiro dia de festa contará ainda com cinco atrações musicais. No palco Sardinha, haverá apresentação de MPB Duo, às 18h, e do Grupo Desafio, às 21h30. Enquanto isso, no palco Gastronomia, Tom Peixeiro agita a festa a partir das 18h. Já às 21h30 é a vez da banda Incandescente. A partir das 20h, na Tasca Portuguesa, Célia Pedro traz as raízes portuguesas à festa.