Onde aproveitar a primavera em Santa Catarina? 1t1dz
De Norte a Sul de Santa Catarina, veja o que fazer e como aproveitar o melhor da primavera em cada região 22 setembro 2022 às 07h47 7 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp x6z1j
Entramos na estação do ano que é ponte entre os dias frios do inverno e o calor intenso do verão. De 22 de setembro a 21 de dezembro, as temperaturas iniciam a temporada mais amenas e vão escalando em aquecimento: estamos na primavera em Santa Catarina.
Poucas, mas possíveis massas de ar frio também podem aparecer. Levando em consideração as previsões do tempo, separamos para você dicas do que fazer e onde aproveitar a primavera em Santa Catarina. Confira!
Início da primavera em Santa Catarina na Serra e no Planalto Norte f4so

Segundo a previsão da Epagri Ciram, o início da primavera em Santa Catarina pode ainda contar com alguma massa de ar frio, com possibilidade de geadas isoladas, especialmente na Serra Catarinense.
Ou seja, quem ainda quer desfrutar das belezas de cidades como Urupema, Urubici, Bom Jardim da Serra, Lages com o frio como pano de fundo, deve aproveitar a primeira quinzena da estação. Em São Joaquim, o início da primavera é marcado pela floração das macieiras. O processo é lindo, mas dura pouco tempo. Então, aproveite.
Outra boa opção são cidades do Planalto Norte catarinense, como Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Entre as possibilidades estão as pousadas campo-alegrenses em meio à natureza, o eio de Maria Fumaça de Rio Negrinho a Corupá e a Rota do Patrimônio em São Bento do Sul.
Tempo mais ameno para curtir os parques durante a primavera em Santa Catarina 1g443s

Se na serra ainda pode haver frio no início da primavera, em outras regiões do Estado a tendência é de temperaturas mais amenas neste começo de estação.
Por isso mesmo é um período ideal para desfrutar de espaços ao ar livre.
Com uma natureza riquíssima, são muitas as opções para curtir a primavera em Santa Catarina.
Em Florianópolis, por exemplo, parques no Centro da cidade são boas opções para caminhadas, descanso embaixo de árvores e contemplação.
Somam-se a eles os parques ecológicos, onde é possível ter um verdadeiro banho de natureza e contato com a biodiversidade.
A 25 quilômetros da Capital, em Palhoça, você pode entrar em uma das mais importantes unidades de conservação do Brasil. No Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é possível fazer trilhas educativas em meio a uma imensa diversidade de flora e até subir o imponente Morro do Cambirela, a 1052 metros do chão.
A pequena cidade de Timbó, no Vale do Itajaí, não deixa nada a desejar em parques. O município oferece quatro opções, com diferentes características e paisagens panorâmicas. Para subir a trilha das Bromélias, no Parque Morro Azul, é bom mesmo que o clima esteja mais fresco. Os 800 metros são um tanto puxados, por conta da subida íngreme.
No Norte do Estado, o Parque Malwee e o Parque Linear Via Verde, em Jaraguá do Sul, e o Mirante do Boa Vista, famoso ponto turístico de ville, são boas opções para aproveitar o início da estação.
Já no Sul do Estado, nas cidades de Grão-Pará e Orleans, a dica para aproveitar a temperatura amena da primavera em Santa Catarina é no Parque Estadual da Serra Furada.
Por lá, as opções são trilhas e um mirante com vista para o monumento da Serra Furada. No entorno, é possível acampar, andar a cavalo e curtir os morros e serras que contornam as cidades.
Além dos parques naturais, Santa Catarina ainda oferece diversas opções de espaços interativos, educativos e de diversão. É o caso do Beto Carrero World, o maior parque multitemático da América Latina, localizado em Penha. É também o caso do Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, ou da Vila Encantando e Zoo Pomerode, na cidade mais alemã do Brasil.
Histórias e memórias especialmente em dias de chuva na primavera em Santa Catarina v3k34

Não há a menor dúvida de que museus e outros espaços de memória podem e devem ser visitados o ano inteiro em diferentes cidades do Estado.
Ocorre que em períodos de chuva, as pessoas acabam optando por ear em espaços fechados. Está aí, então, uma excelente oportunidade.
A primavera em Santa Catarina costuma ser uma estação mais chuvosa do que o inverno. Segundo a Epagri Ciram, outubro será um mês com mais chuvas – especialmente na região leste e no Vale do Itajaí. Então, já anote as opções de espaços para você conhecer em algumas cidades destas áreas do Estado.
Em Balneário Piçarras, visite o Museu Oceanográfico Univali (MOVI), o maior do seu gênero na América Latina. Através de suas coleções de espécies marinhas, ele possui um retrato da biodiversidade do litoral brasileiro, especialmente da região Sul do país. Tubarões, raias, tartarugas marinhas, conchas e muitas outras se encontram por lá.
Por Itajaí, os destaques são para o Museu Histórico e o Museu Etno-Arqueológico. No primeiro, o visitante encontra objetos do cotidiano, mobiliário, ferramentas e maquetes que ajudam a conhecer o ado e compreender o presente. Já o segundo é um espaço que conserva vestígios arqueológicos de populações e culturas muito antigas, os povos de sambaqui.
Descendo um pouco mais o litoral catarinense, chegamos em Balneário Camboriú e suas várias opções. Para quem quer viajar pela linha do tempo das telecomunicações, o Museu da Imagem e do Som precisa estar na agenda. O acervo, de cerca de três mil peças, conta com lanternas mágicas, filmadoras, rádios, telégrafos e até exibição de filmes antigos.
Já no Zoológico Parque Cyro Gevaerd, você encontra outros cinco museus: Museu Arqueológico, Museu Oceanográfico, Museu de Taxidermia e Esqueletos, Museu do Pescador e Museu do Artesanato Catarinense (fechado por enquanto para reformas). Sem falar ainda no Oceanic Aquarium, um lugar para se conhecer mais de 100 espécies de animais de todo mundo, entre eles peixes, répteis e aves.
Chegando na Capital do Estado, os espaços de memória se multiplicam. O interativo Museu de Florianópolis promove a conexão entre o ado e o futuro.
O visitante mergulha na história por meio do resgate de figuras folclóricas, festas populares, arquitetura local, entre outros temas. Por sua vez, o Palácio Cruz e Souza abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, também no Centro da cidade.
Ali, peças do século 19 e 20, incluindo mobiliários, esculturas, pinturas históricas, fotografias e documentos compõem o acervo que reconta parte da história de Florianópolis e de Santa Catarina.
Agora, os amantes de arte devem dedicar um bom tempo ao Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e seu acervo de quadros, esculturas e inúmeras obras. O espaço é um dos mais importantes museus de arte moderna do Brasil.
Calor na região Oeste durante a primavera em Santa Catarina 636n2

Por fim, o outubro primaveril deve ser mais encalorado no Oeste de Santa Catarina.
Pelo menos, essa é a previsão até agora feita pelos meteorologistas da Epagri Ciram.
Já que as temperaturas devem subir, uma boa opção é aproveitar o Porto Goio-Ên, no distrito de mesmo nome, em Chapecó.
Com opções de tirolesa, eios de barco, lancha, restaurantes e até uma prainha artificial, o complexo turístico oferece um clima de verão aos visitantes. Para quem gosta de trilha, a cerca de 11 quilômetros do porto fica a Trilha do Pitoco.
O caminho de 2,5 quilômetros de extensão leva a seis cachoeiras, em torno de 1h30 de um percurso de nível médio a alto. Embora cansativo, a visão das quedas d’água é linda e combina com dias mais quentes na primavera em Santa Catarina.