Para quem ama natureza: 4 parques para curtir em Blumenau 275d69
Blumenau tem tanto opções de áreas verdes na região central quanto o maior parque municipal do Brasil 01 agosto 2023 às 18h46 5 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 1k3064
Blumenau é famosa nacionalmente por ser a cidade brasileira da Oktoberfest, a Capital Nacional da Cerveja e da gastronomia com influências alemãs. Os aspectos culturais são, de fato, o que mais chama atenção no município do Vale do Itajaí e atraem milhares de turistas, especialmente em outubro.
Mas quem gosta de natureza e ecoturismo precisa saber que existem parques e áreas verdes em Blumenau bastante atraentes. Das quatro opções que vamos o apresentar, três ficam na área central. A última delas está distante do Centro, mas se trata do maior parque municipal do Brasil, com direito a trilhas, banho de rio e de cascata.
1. Parque Horto-Botânico Edith Gaertner: área verde no Centro de Blumenau 2v2h1u

O Parque Horto-Botânico Edith Gaertner é uma pequena floresta urbana localizada entre a Alameda Duque de Caxias e o Ribeirão Garcia, que deságua no Rio Itajaí-Açú, ali perto. No ado, essa área era utilizada pelo doutor Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade, para experimentos botânicos.
O local também era usado por sua sobrinha, a atriz Edith Gaerthner, para enterrar seus felinos. Por isso mesmo, o parque é mais conhecido como Cemitério dos Gatos.
O espaço verde fica aos fundos do Mausoléu Dr. Blumenau e conserva um grande bambuzal. Alguns bancos espalhados pelo caminho são justa recompensa para quem está turistando a pé pelo Centro da cidade. O o ao parque é pela Rua XV de Novembro, 161.
2. Parque São Francisco de Assis: unidade de conservação no coração de Blumenau 64475g

Em uma travessa da agitada Rua 7 de Setembro e nos fundos de um shopping, o Parque Natural Municipal São Francisco de Assis e seus 23 hectares de floresta atlântica protegida contrasta com a correria da vida urbana.
A unidade de conservação é destinada à preservação de espécies, ações educativas, pesquisas e turismo ecológico. Aproveite para “tomar um banho de floresta” nesse refúgio bem no coração de Blumenau.
É um bom lugar para quem gosta de ouvir e observar pássaros, aprender sobre espécies de animais e plantas e até encontrar nascentes de água. O espaço conta com algumas trilhas autoguiadas de cerca de um quilômetro de extensão e nível moderado.
Em dias de chuva e às segundas-feiras, o parque não abre. Nos outros dias, funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. Seu endereço é Rua Ingo Hering, 390 – Centro.
3. Parque Ramiro Ruediger: uma área de lazer em frente à Vila Germânica de Blumenau tmp

O Parque Ramiro Ruediger fica a apenas 600 metros de distância do Parque Vila Germânica, a principal atração turística de Blumenau e palco da Oktoberfest. São 40 mil metros quadrados de área e algumas opções de lazer. Tem pista de corrida e caminhada, ciclovia, playground para crianças e quadra poliesportiva.
Há, inclusive, um lago contemplativo, um bosque com mudas e uma área gramada, onde se pode sentar, descansar e apreciar a vista. O local também conta com lanchonete para a hora que bate aquela fominha. O parque fica na Rua Alberto Stein, 416, e funciona diariamente das 5h às 24h.
4. Parque das Nascentes: um paraíso ecológico em Blumenau 1a1544

O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Parque das Nascentes) é o maior parque municipal do Brasil. Com uma área de 5,3 mil hectares está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí.
Ele fica longe do Centro de Blumenau, a 23 quilômetros de distância, na região sul da cidade. Mas para quem gosta de ar puro, trilhas ecológicas e banhos de rio, é o local ideal para se visitar.
Ao todo são três trilhas autoguiadas, de diferentes níveis de dificuldade e tempo de duração. Caso prefira ser acompanhado por um guia, é preciso entrar em contato com o parque. O serviço é pago à parte.
Os diferentes caminhos dessa área de preservação em Blumenau vão fazê-lo ar por lagoas, cachoeiras ou cascatas. A trilha do Morro do Sapo é a mais extensa de todas, com 11,5 quilômetros (ida e volta), completos em uma média de cinco horas.
Ao longo do caminho, você vê árvores centenárias, cachoeira, pode tomar banho em uma cascata e chega a um mirante a mais de 700 metros de altitude, de onde é possível enxergar vários morros da região do Vale do Itajaí.
Em toda a extensão do parque em Blumenau há mais de 20 pontos de banho, todos sinalizados. Há também quiosques com bancos, mesas, pia e churrasqueira. Para utilizá-los, entretanto, é preciso reservar antecipadamente pelo e-mail: [email protected] e efetuar o pagamento à parte.
O Parque das Nascentes abre aos finais de semana e feriados das 09h às 17h, sem necessidade de agendamento. A entrada custa R$ 20 por pessoa e o pagamento só pode ser feito em dinheiro. Estudantes, professores, doadores de sangue, pessoas com deficiência e acima dos 60 anos pagam meia-entrada. Crianças menores de cinco anos não pagam. O endereço é Rua Santa Maria, 14000 – bairro Progresso.
Onde fica e como chegar em Blumenau? 5pn3b
Blumenau fica no Vale do Itajaí, na divisa com cidades como Indaial, Gaspar e Pomerode e a cerca de 150 quilômetros de distância de Florianópolis. O município não conta com aeroporto. O mais próximo é o de Navegantes, aproximadamente 50 quilômetros de Blumenau.
Para quem for de carro, acompanhe abaixo a distância entre cidades de diferentes regiões de Santa Catarina e as vias para chegar até Blumenau.
Distância de ville a Blumenau: 100 quilômetros. O o é pela SC-108.
Distância de Itajaí a Blumenau: 52 quilômetros. Os os são pela SC-412 e BR-270.
Distância de Florianópolis a Blumenau: 146 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101.
Distância de Criciúma a Blumenau: 360 quilômetros. O principal o se dá pela BR-101. Há pedágio pelo caminho.
Distância de Chapecó a Blumenau: 476 quilômetros. As principais vias de o são pela BR-282 e BR-470.