A Praia de Cabeçudas, em Itajaí, no Litoral Norte de SC, ganhará um novo equipamento para segurança dos banhistas. Boias de sinalização náutica serão instaladas ao longo da orla para demarcar a área de banho e evitar a aproximação de embarcações.

A ação do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) integra o Projeto de Balizamento Náutico do município e faz parte do Programa Orla Segura, do Governo do Estado.
O objetivo é trazer mais segurança para quem escolhe o local para se refrescar no mar durante o verão. Quatro boias serão instaladas na praia até o final do mês de fevereiro.
Os equipamentos foram doados pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur).
Com a demarcação, a intenção é evitar que embarcações naveguem nestes pontos. Além disso, serão instaladas placas informativas em alguns locais, como na Baía Afonso Wippel (Saco da Fazenda).
Regras para navegação nas praias 5o1c51
De acordo com o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e Normas de Autoridade Marítima (NORMAM), as embarcações com propulsão a motor devem navegar a partir de 200 metros da faixa de areia. A embarcação que for flagrada dentro da área de banhista poderá ser multada pela Marinha.
“Este projeto é de extrema importância para a segurança dos banhistas na Praia de Cabeçudas. Uma iniciativa inovadora que busca o ordenamento do espaço aquático no Município de Itajaí”, ressalta o analista ambiental do INIS, Marcel Di Ruzza.