Tour pelas lagoas: 3 lugares para conhecer em um dia em Florianópolis j4t60

Além do extenso litoral, as lagoas da capital são ótimos lugares para prática de atividade física, tomar banho e ar o dia de lazer 14 dezembro 2020 às 10h22 4 Minutos Lucas Inácio Enviar no WhatsApp 385q1c

O poeta Zininho cantou no Rancho de Amor à Ilha, hino de Florianópolis, a frase: “tua Lagoa formosa”, uma evidente referência à Lagoa da Conceição. Porém, não seria exagero nenhum colocar essa frase no plural já que outras lagoas – não tão grandes, mas tão formosas quanto – garantem uma boa opção de lazer para quem gosta de um lugar com menos vento, sem areia e mais calmo, diferente das praias.

Lagoa da conceição. Foto: Flávio Tin/Arquivo NDLagoa da conceição. Foto: Flávio Tin/Arquivo ND

Florianópolis tem alguns desses lugares, principalmente no Sul da ilha, com opções bem interessantes de lazer e tranquilidade para tomar banho ou simplesmente curtir uma tarde em contato com a fauna e flora, dando ainda mais valor à nossa bela natureza.

Lagoa da Conceição 2m714

O destino está a 12 quilômetros do Centro da cidade.

Localizada no Leste, a Lagoa da Conceição dispensa apresentações, com exceção de uma curiosidade técnica: na verdade é uma laguna. Depois de agradar aos geólogos mais exigentes, vale a pena destacar tudo o que a Lagoa da Conceição tem, pois sua extensão de quase 20 km2 faz com que ofereça vários tipos de lazer em seu entorno que contempla nada menos do que oito localidades.

Uma ponte no início da Avenida das Rendeiras a sobre o estreito que divide a nossa formosa em Lagoa de Dentro e a Lagoa de Fora. A primeira banha o Canto da Lagoa e Porto da Lagoa; enquanto a segunda tem o Canto dos Araçás e Costa da Lagoa a Oeste, Galheta e Mole ao Leste, Joaquina e Retiro ao Sul, sem contar o Parque Estadual do Rio Vermelho na parte Norte da Conceição.

São tantas opções que dá para fazer de tudo. Para a galera das pranchas, tem stand up paddle nos lugares com menos incidência de vento. Tem kitesurf para os locais com mais vento (próximo ao Canto dos Araçás) e sandboard atravessando a Avenida das Rendeiras. Para o pessoal do eio, tem os barcos para a Costa da Lagoa – que também pode ser ada por trilha, além dos ótimos restaurantes que estão espalhados por todo lugar. 

Lagoa do Peri 4r1n3h

O destino está a 23 quilômetros do Centro da cidade.

Lagoa do Peri. Foto: Marcos CamposLagoa do Peri. Foto: Marcos Campos

No Sul da ilha, entre o Morro das Pedras e a Armação, outra grande opção da nossa lista é a Lagoa do Peri – e esta é lagoa mesmo, totalmente de água doce e que abastece mais de 140 mil casas da região. Com um Parque Municipal que é uma reserva biológica, o espaço é um dos queridinhos de Florianópolis com uma grande diversidade de animais e Mata Atlântica primária. Tudo isso a fez ser decretada um patrimônio natural. 

z4p62

Lagoa da Chica 3h2o3j

O destino está a 17 quilômetros do Centro da cidade.

Lagoa da Chica. Foto: Marcos CamposLagoa da Chica. Foto: Marcos Campos

Outro espaço lindo que sofre com as estiagens e um problema crônico de assoreamento é a Lagoa da Chica: pequena, aconchegante, mas em risco. Localizada no Campeche, no fim da Rua das Corticeiras, em direção ao Morro das Pedras, o lugar tem um pequeno trapiche, parquinho e um espaço que rende um ótimo piquenique e até um eio de bicicleta. Às vezes até com visitas de animais silvestres e não é raro encontrar algum simpático jacaré por lá. Tombada como patrimônio natural em 1988, a Lagoa da Chica é uma das queridinhas do Campeche, mas não a única.

z4p62

Lagoa Pequena 1ju58

O destino está a 14 quilômetros do Centro da cidade.

Também no Campeche, em direção ao Rio Tavares, a Lagoa Pequena tem um belo cenário, principalmente no início do dia, quando nasce o sol vindo da direção da praia. Com uma área de dez hectares, é um espaço com uma natureza rejuvenescida desde que se tornou área de conservação em 2018. A vegetação de restinga é o que forma o belo cenário com a presença de animais locais como o lagarto-de-papo-amarelo, lontra e até graxaim – cuidado para não confundi-lo com os “bucicos” que andam pelo bairro. 

Alguns metros de dunas são o que separam a “Lagoinha” – como os nativos chamavam – da Praia do Campeche. Dada sua proximidade com o mar, sua água é salina. Não há monitoramento de qualidade para o banho que não é recomendado por ser uma área de preservação, mas conhecer o local com uma caminhada no seu entorno e um piquenique é um momento que sempre vale a pena.

Outras opções 5d2h4r

Vale lembrar também que no extremo Norte da ilha temos a Praia da Lagoinha, um nome contraditório, afinal, é praia ou lagoa? É praia, mas sua formação com um costão que protege as intempéries do mar aberto faz parecer uma lagoa com água quente,  mar muito calmo e toda a estrutura de restaurantes e hotéis que o local oferece.

Outro caso ambíguo é o da Lagoinha do Leste – que na verdade fica entre os bairros da Armação e do Pântano do Sul – que só pode ser ada por uma longa trilha ou barco. Além de uma praia lindíssima, há uma lagoa no local com água calma e vegetação preservada. 

Explore mais conteúdos da cidade 3v57l

Turismo do sono: cidades catarinenses ideais para relaxar e dormir 3y5818

Pesquisa apontou três cidades de Santa Catarina entre os melhores destinos para turismo do sono. Conheça quais são e o que oferecem

Corrida de rua: 11 opções para participar ainda no 1º semestre de 2025 em Florianópolis 164o34

Com calendário diversificado, Florianópolis tem corrida de rua com paisagens deslumbrantes, para todos os perfis de corredores