Vales da Uva Goethe: conheça a região turística que fica no Sul de Santa Catarina 4c2r6i

Visitação a vinhedos e vinícolas, festividades, gastronomia, tour por edificações históricas e visita a castelos são algumas das atrações em cidades dos Vales da Uva Goethe 29 junho 2023 às 17h01 13 Minutos Patricia Stahl Gaglioti Enviar no WhatsApp 4x5v10

Vales da Uva Goethe é uma região turística que abrange oito cidades no Sul de Santa Catarina. Localizados entre as encostas da Serra Geral e o litoral catarinense, os municípios ficam a no máximo 235 quilômetros de distância da capital Florianópolis.

Urussanga é a cidade que concentra maior número de vinhedos e vinícolas abertas à visitação nos Vales da Uva Goethe – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/DivulgaçãoUrussanga é a cidade que concentra maior número de vinhedos e vinícolas abertas à visitação nos Vales da Uva Goethe – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

Nessas terras, que ficam nos vales dos rios Urussanga e Tubarão, é cultivado um tipo de uva que dá origem a um vinho singular e raro. É o único território no mundo inteiro em que se cultiva a Uva Goethe.

Trazida à Santa Catarina pelos imigrantes italianos no final do século 19, a fruta se adaptou bem por aqui e virou produto de uma tradição cultural vinda do Norte da Itália: a produção de vinho.

A bebida feita com a Uva Goethe é tão característica dessa região de Santa Catarina que foi o primeiro produto a receber uma Indicação Geográfica (IG) em todo o Estado, no ano de 2011.

Além do enoturismo e da possibilidade de visitar vinícolas, vinhedos e fazer degustações em algumas das cidades dos Vales da Uva Goethe, você também terá por perto outros atrativos turísticos. Confira o que fazer, quando ir e como chegar na região turística dos Vales da Uva Goethe!

Visitar vinícolas e vinhedos nos Vales da Uva Goethe 106c2p

Algumas das vinícolas nos Vales da Uva Goethe oferecem degustação e refeições harmonizadas – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/DivulgaçãoAlgumas das vinícolas nos Vales da Uva Goethe oferecem degustação e refeições harmonizadas – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

Os Vales da Uva Goethe compreendem oito cidades do Sul de Santa Catarina, vizinhas entre si. Entretanto, os vinhedos de cultivo se concentram majoritariamente em Urussanga e Pedras Grandes.

Muitas famílias cultivam a Uva Goethe apenas para consumo próprio, sem relação comercial com a venda de vinho. Aliás, foi essa tradição de fabricação da bebida nos porões das próprias casas que fez a tradição perdurar por mais de 100 anos.

Algumas das vinícolas que comercializam seus vinhos e abrem as portas à visitação turística estão localizadas em Urussanga em sua maioria, mas também em Orleans e Içara.

Cada uma delas tem sua própria programação. Em algumas, além de visitar a fábrica e conhecer o processo de preparo do vinho, é possível visitar as plantações de Uva Goethe. Outras oferecem degustações e refeições harmonizadas, além de hospedagem.

Durante o tour pelas vinícolas, o turista fica sabendo sobre a história familiar de cultivo das uvas e da fabricação da bebida. Os vinhos brancos produzidos com Uva Goethe são bastante aromáticos e parecidos com aqueles que os imigrantes estavam acostumados a beber no Norte da Itália.

No início do ano, os turistas podem ter a experiência de participar da colheita da Uva Goethe – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/DivulgaçãoNo início do ano, os turistas podem ter a experiência de participar da colheita da Uva Goethe – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

Em visita a um dos vinhedos da região, você conhecerá um pouco da história da Uva Goethe, que é uma uva híbrida, obtida do cruzamento de outras duas uvas nos Estados Unidos. Forte e robusta, a fruta aguenta uma grande amplidão térmica na região, que influencia na maturação, na qualidade e consequentemente no corpo, aroma e sabor do vinho.

Os vinhos de Uva Goethe possuem um corpo de leve a médio, são refrescantes e têm boa acidez. Seu aroma é fresco e remete a frutas como abacaxi, pêssego e maracujá.

São quatro os tipos de vinhos produzidos na região que receberam o selo de Identificação Geográfica: vinho branco, vinho leve branco (seco, suave ou demi-sec), o espumante (brut ou demi-sec) e o vinho licoroso.

Para saboreá-los e conhecer mais sobre sua fabricação, confira as vinícolas abertas à visitação.

Vinícolas dos Vales da Uva Goethe abertas à visitação 6k642n

Além de Urussanga, vinícolas de outras cidades dos Vales da Uva Goethe abrem as portas para visitação – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/DivulgaçãoAlém de Urussanga, vinícolas de outras cidades dos Vales da Uva Goethe abrem as portas para visitação – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

Algumas das vinícolas produtoras de vinhos com Uva Goethe abertas à visitação em Urussanga são:

– Vinícola Casa Del Nonno

O cultivo das Uvas Goethe a de geração em geração nas famílias Damian e Mariot. A vinícola em si foi aberta em 1975 pelos descendentes dos imigrantes que vieram da região de Veneto. A vinícola é responsável pela criação do primeiro espumante de Uva Goethe do mundo!

Os principais vinhedos da Casa Del Nonno ficam na localidade de Rio Salto, a oito quilômetros do Centro de Urussanga. Já o espaço de venda da vinícola fica na região central da cidade e realiza alguns eventos como sunset e jantares harmonizados.

– Vinícola De Noni 

Fundada em 2004, a Vinícola De Noni produz vinhos de Uva Goethe, além de outros com demais uvas. Toda a produção é artesanal. A propriedade está localizada no bairro São Pedro em Urussanga.

– Vinícola Trevisol 

A Vinícola Trevisol foi fundada em 2002 e está localizada na comunidade rural de Rio Caeté. Na visita agendada, o turista faz um tour pela vinícola, conhecendo a história, a tradição familiar e o processo de fabricação dos vinhos com Uva Goethe.

O visitante também tem o ao Museu da Família, que guarda equipamentos e órios usados desde a primeira fabricação da bebida pela família Trevisol.

Ao longo do ano, a vinícola promove inúmeros eventos, como o Merendin Sul Lago, um lanche típico italiano harmonizado com vinhos à beira do lago, e o Vino & Sapore, uma degustação harmonizada. Há também o Café da Roça, o Panevin, entre outros.

– Vinícola Vigna Mazon 

Localizada no bairro de São Pedro, a vinícola se dedica há mais de 50 anos ao cultivo de Uva Goethe. A propriedade oferece visitas guiadas e degustação acompanhada por Sommelier e degustação com pratos harmonizados para grupos de no mínimo 20 pessoas.

É aberta todos os dias para visitas e compra de produtos e aos domingos serve almoço com pratos típicos da culinária italiana. A vinícola também conta com uma hospedagem familiar em meio à natureza.

Na cidade de Orleans, a 20 quilômetros de Urussanga, você encontra a Vinícola Bianco.

– Vinícola Bianco 

A Vinícola Bianco está localizada na comunidade de Barracão, no interior de Orleans. Além da produção de vinho com Uva Goethe, a propriedade fabrica vários outros rótulos com diferentes qualidades de uva. Agendando uma visita guiada, o turista irá conhecer a história da família, o processo de fabricação dos vinhos, além de um tour com trator pelos parreirais e degustação ao final.

Já na cidade de Içara, a propriedade produtora de vinhos de Uva Goethe é a Vinícola Quarezemin.

– Vinícola Quarezemin 

Sem abrir mão das tradições adas de pai para filhos, a vinícola produz vinhos de modo simples e artesanal, tanto com uvas goethe quanto com outros tipos de uva. A cantina da vinícola, que é aberta à visitação mediante agendamento, é uma casa toda de pedra e fica no Km 08 da Rodovia SC-444.

Festividades relacionadas ao vinho nos Vales da Uva Goethe 1av6g

Uma das atrações da Vindima Goethe é a pisa da uva – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/DivulgaçãoUma das atrações da Vindima Goethe é a pisa da uva – Foto: Felipe Carneiro/Sebrae Urussanga/Divulgação

No mês de agosto, Urussanga realiza sua tradicional Festa do Vinho para comemorar as tradições italianas da região. Em 2023, a 21ª edição da festa será de 9 a 13 de agosto no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira.

Além de degustação de vinhos de Uva Goethe e da típica gastronomia italiana, o evento conta com shows nacionais. Neste ano, estão confirmados Os Barões da Pisadinha, Fernando e Sorocaba, Turma do Pagode, Michel Teló e Tchê Garotos.

Já em janeiro ocorre na região a Vindima da Uva Goethe, quando a colheita é celebrada nas vinícolas com uma programação especial, que inclui também gastronomia e a pisa da uva.

Outras atrações turísticas em cidades dos vales da Uva Goethe 3w6q2a

Além de conhecer as vinícolas e os vinhedos de cultivo da Uva Goethe, especialmente em Urussanga, você pode aproveitar sua estada no Sul de Santa Catarina para curtir outros atrativos turísticos.

Edifícios históricos, museus, eio de Maria Fumaça em Urussanga 

eio de Maria Fumaça é mais um atrativo turístico em Urussanga, nos Vales da Uva Goethe – Foto: Prefeitura de Urussanga/Divulgação/NDeio de Maria Fumaça é mais um atrativo turístico em Urussanga, nos Vales da Uva Goethe – Foto: Prefeitura de Urussanga/Divulgação/ND

Além de visitar as vinícolas produtoras de vinhos de Uva Goethe, Urussanga tem muitas outras atrações.

Em torno da praça Anita Garibaldi, no Centro da cidade, encontram-se várias edificações históricas que remetem ao tempo da imigração italiana.

No Museu Histórico Municipal você vê em exposição peças que ilustram a vida cotidiana do imigrante italiano em Urussanga.

Do pátio da Igreja Matriz de Urussanga, você pode ver a edificação da antiga Vinícola Caruso Mac Donald, jornalista responsável por introduzir a Uva Goethe na região.

Mediante agendamento na Central de Informações Turísticas é possível conhecer a antiga Vinícola Irmãos Cadorin. Em datas pré-definidas, outra opção é fazer um eio de Maria Fumaça até Tubarão.

Castelo britânico em Cocal do Sul 

Castelo Britânico fica em Cocal do Sul, cidade que faz parte da região turística Vales da Uva Goethe – Foto: Castelo Britânico/DivulgaçãoCastelo Britânico fica em Cocal do Sul, cidade que faz parte da região turística Vales da Uva Goethe – Foto: Castelo Britânico/Divulgação

A apenas dez quilômetros de distância de Urussanga, você entra na cidade de Cocal do Sul. Ali, na área rural, mais especificamente na Estrada Geral, a atração turística é o Castelo Britânico. A construção em estilo franco-escocês abre as portas, mediante agendamento, a visitantes que queiram conhecer mais sobre a cultura britânica e viver uma experiência diferente em solo catarinense.

São quatro andares, seis salas temáticas e duas torres onde se encontram móveis, utensílios, quadros, recortes de jornais que buscam representar fatos marcantes da história e de parte da cultura britânica. Além do tour para conhecer o castelo, você também pode tomar um café, um chá ou brunch no palácio.

Parque Estadual da Serra Furada em Orleans 

O Parque Estadual da Serra Furada fica entre Grão-Pará e Orleans. Essa última faz parte da região dos Vales da Uva Goethe – Foto: Crédito Ismael FurtadoO Parque Estadual da Serra Furada fica entre Grão-Pará e Orleans. Essa última faz parte da região dos Vales da Uva Goethe – Foto: Crédito Ismael Furtado

Distante 20 quilômetros de Urussanga está o município de Orleans. A principal atração turística da cidade é um patrimônio natural que ela divide com a vizinha Grão-Pará.

O Parque Estadual da Serra Furada é uma unidade de conservação responsável por preservar centenas de espécies animais e vegetais. Dentro dele se encontra o conjunto de sete montanhas conhecidas turisticamente como Pirâmides Sagradas.

A entrada do parque está a 24 quilômetros de distância do Centro da cidade. Dentro do parque é possível fazer trilhas, de nível leve a moderado, e ar um mirante com vista para o monumento da Serra Furada.

Castelo Belvedere em Treze de Maio 

Castelo Belvedere é uma das principais atrações turísticas de Treze de Maio, cidade que faz parte da região dos Vales da Uva Goethe – Foto: Castelo Belvedere/DivulgaçãoCastelo Belvedere é uma das principais atrações turísticas de Treze de Maio, cidade que faz parte da região dos Vales da Uva Goethe – Foto: Castelo Belvedere/Divulgação

A região turística dos Vales da Uva Goethe não conta apenas com um, mas com dois castelos. O Belvedere, em Treze de Maio, município a cerca de 30 quilômetros de Urussanga, é a residência de um padre e sua família. Construído em estilo eclético e com um total de 52 cômodos, os visitantes podem conhecer salas, sacadas, torre e capela.

O castelo possui também um lindo jardim florido e um lago, por cima do qual se atravessa uma pequena ponte para ar a propriedade. Em um espaço anexo ao castelo, em datas específicas do mês se realiza um Café na Cantina com mais de 70 pratos diferentes entre doces e salgados.

Gôndola italiana, casas de pedra e gastronomia em Nova Veneza 

A gôndola Lucille é uma embarcação oficial e foi doada pelo governo vêneto para Nova Veneza – Foto: Anderson MachadoA gôndola Lucille é uma embarcação oficial e foi doada pelo governo vêneto para Nova Veneza – Foto: Anderson Machado

Nova Veneza é considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina, tendo recebido o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. Distante cerca de 30 quilômetros de Urussanga, é no Centro do município que se concentra a maioria das atrações turísticas. A Gôndola Lucille é uma delas. A famosa e típica embarcação a remo usada para navegar pelos canais de Veneza, na Itália, fica em um lago artificial e pode ser conhecida de perto.

A Rua Coberta é um charme à parte, com várias lojas, restaurantes e cafés. A Ponte Dei Morosi (Ponte dos Namorados) conta com inúmeros cadeados de casais apaixonados que os penduram ali como símbolo de amor eterno. No Centro, vale ainda conhecer a Igreja Matriz e o Museu do Imigrante.

Já na área rural dessa cidade, que faz parte da região dos Vales da Uva Goethe, os principais atrativos são as Casas de Pedra e a Vinícola Bogo.

Todas as cidades que fazem parte dos Vales da Uva Goethe contam com inúmeros templos religiosos, grutas e monumentos que são atrações de turismo religioso.

Como chegar em Urussanga 575fp

Urussanga está localizada na região Sul de Santa Catarina, na divisa com cidades como Pedras Grandes, Cocal do Sul, Siderópolis, Treviso, Lauro Muller e Orleans. De Florianópolis está distante 196 quilômetros, cujo principal o é pela BR-101, com pedágios no caminho.

A cidade não possui aeroporto. O mais próximo é o de Jaguaruna, a cerca de 40 quilômetros de distância, mas com poucos opções de voo. Outra alternativa é desembarcar em Florianópolis. Confira abaixo a distância entre Urussanga e as outras cidades dos Vales da Uva Goethe.

Distância de Urussanga a Cocal do Sul: cerca de dez quilômetros, pela Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108).

Distância de Urussanga a Morro da Fumaça: 20 quilômetros, via Rodovia Genésio Mazon (SC-445).

Distância de Urussanga a Pedras Grandes: 25 quilômetros. O o é pela Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108) e pela Rodovia Municipal Prefeito Rony Zaniboni.

Distância de Urussanga a Treze de Maio: cerca de 30 quilômetros, via Rodovia Genésio Mazon (SC-445).

Distância de Urussanga a Orleans: 20 quilômetros. O o é pela Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108).

Distância de Urussanga a Nova Veneza: aproximadamente 30 quilômetros, cujo o é pela Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108).

Distância de Urussanga a Içara: cerca de 25 quilômetros. O o é pela Rodovia Maximiliano Gaidzinski (SC-108).

Explore mais conteúdos da cidade 3v57l

Tudo termina em cachoeira: 4 trilhas para você fazer em Santa Catarina 1w6e1x

De todas as belezas naturais de Santa Catarina, as cachoeiras figuram entre as mais procuradas por turistas. Aproveite as temperaturas amena ...