Quem está acompanhando o reality rural A Fazenda em semana de eleições já deve ter se perguntado: como os peões vão exercer o direito ao voto? Dentro da sede, os peões tem que votar entre si para escolher quem vai para a roça.

Já aqui fora, as escolhas das eleições deste ano são de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
As eleições dos representantes para estes cargos acontecem no próximo domingo (2). Contudo, os peões confinados não poderão votar.
Outras edições de A Fazenda já aconteceram em período de eleições. Em todos os casos, a única saída permitida da sede, que fica em Itapecerica da Serra, no estado de São Paulo, é quando os peões são eliminados do jogo.
Dessa forma, os integrantes de A Fazenda 14 não poderão votar. Contudo, alguns deles deixaram bem claro qual candidato a presidência eles apoiam.
Em agosto, a advogada Deolane Bezerra teria sugerido que não participaria do programa por conta das eleições.
Deolane é assumidamente petista, e chegou a se encontrar com o candidato do PT e declarar apoio à campanha antes do início do reality.
Ao se vacinar contra a Covid-19, o ator Alex Gallete declarou ser “Fora Bolsonaro”.
Já Vinicius Buttel contou durante o reality que brigou com o próprio pai por defender o PSDB, enquanto o pai defende o Lula.
O cantor André Marinho fez uma leve referência à sigla antiga do presidente Jair Bolsonaro, ao escolher o número 17 na primeira prova de fogo da edição. “Trabalhamos com 17, hein?”, disse o cantor na ocasião.
Se não puder votar… 3u2c63
Já se você, assim como os peões, não poderá comparecer à votação, é importante justificar sua ausência.
É possível fazer a justificativa pelo aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica ou pelo formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral, em até 60 dias após as eleições.