Nesta terça-feira (21) são comemorados os 70 anos da telenovela no Brasil. A data ficou marcada pela estreia de “Sua Vida Me Pertence”, na TV Tupi, em 1951.
Além de uma paixão nacional, os folhetins são produtos audiovisuais exportados para dezenas de países, traduzidos em diversos idiomas.
Na RecordTV, a produção iniciou em 1954, com “A Muralha”, de Ivani Ribeiro, dirigida por J. Silvestre. Teve apenas 15 capítulos, encerrando justamente num 21 de dezembro. Desde então, foram mais de 110 títulos gravados pela emissora.
O catarinense Marcos Michalak, que se apaixonou por televisão ainda criança, e de tão aficionado pelo gênero estudou a teledramaturgia brasileira e criou um perfil no Instagram para falar do assunto e entrevistar atores e autores, listou as oito novelas da RecordTV que ele considera as mais inesquecíveis.

Veja o que ele comenta sobre cada uma:
Prova de Amor (2005-2006)
Foi a primeira trama da Record que deixou a Globo desestabilizada. A história de Tiago Santiago, protagonizada por Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado, foi um fenômeno, tanto que incomodava a fracassada “Bang Bang”, exibida pela concorrente e que mudou radicalmente. As médias eram tão boas que ultraaram a casa dos 20 pontos em muitos episódios.

Caminhos do Coração (2007-2008)
Mais uma novela de Tiago Santiago que deu trabalho para a Globo. A produção, que tinha os mutantes como destaque, fez a rival “A Favorita”, de João Emanuel Carneiro, ar por mudanças para não perder audiência. E o sucesso foi tanto que a trama ganhou duas novas temporadas: “Os Mutantes” e “Promessas de Amor”.

Vidas Opostas (2006-2007)
Em meio à onda de tramas bem produzidas e com vários atores ex-globais, chamou atenção pelo realismo e cenas chocantes de drama e ação. A obra de Marcílio Moraes ganhou prêmios, chegou a picos de 25 pontos e até à liderança em capítulos aleatórios.

Vidas em Jogo (2011-2012)
O mistério do palhaço assassino levou o último capítulo da novela à ponta, na frente da Globo. Além disso, a produção de Cristianne Fridmann – reprisada atualmente – foi um sucesso de crítica na época da exibição.

Os Dez Mandamentos (2015-2016)
Depois de um tempo em crise, pontuado por novelas pouco chamativas, o estrondoso sucesso da trama bíblica surpreendeu até a própria Record, que começou a investir pesado nesse nicho. A novela de Vivian de Oliveira bateu recordes na TV e na internet, deixando a Globo para trás em muitos capítulos, sobretudo com a famosa cena da abertura do Mar Vermelho.

A Escrava Isaura (2004-2005)
Essa trama fez tanto sucesso na época, que já foi reprisada quatro vezes. A novela também teve o diferencial de ter três finais diferentes, de forma que há três assassinos para o personagem Leôncio. Atualmente, está em exibição e não se sabe se a emissora vai mostrar o mesmo final de 2017 ou se vai variar e exibir outro. Na primeira exibição cresceu tanto na audiência que começou a se tornar um fantasma para “Começar de Novo”, novela da TV Globo exibida no mesmo horário e que não andava muito bem.

Poder Paralelo (2009-2010)
A trama foi protagonizada por Gabriel Braga Nunes e teve como pano de fundo a máfia italiana. A novela envolveu o público com o mistério de quem era um assassino que aterrorizava o mocinho.

Gênesis (2021)
O sucesso já é conhecido dos brasileiros, mas agora a superprodução chama a atenção também da crítica e do público no exterior. Há pouco tempo exibida, os resultados são grandiosos. Registrou o maior Ibope nos 10 capítulos iniciais entre todas as novelas bíblicas produzidas pela Record TV, e já atravessa fronteiras.
